Anúncios Google
17/04/18 Terça-fe ira
Mamborê  
Sessão da Câmara Municipal é realizada com presença de candidatos à Câmara Mirim
 
Sessão do Legislativo Municipal   Vereadores e candidatos ao Parlamento Jovem
     
O Legislativo do Município de Mamborê se reuniu, ordinariamente, na noite de segunda-feira (16), no plenário Vereador Dorneles Adão Cavali. Após a leitura de um texto bíblico, houve a aprovação das atas das sessões anteriores e a leitura das correspondências. Para esta sessão, foram convidados os candidatos a vereadores mirins, que já estão em campanha, em suas escolas e colégios, para a formação do Parlamento Jovem. Também foram convidadas e compareceram as diretoras do Colégio Estadual João XXIII, Gilsamara Tiburcio Krauze; Escola Estadual Rui Barbosa, Sueli Litron; e Escola Nossa Senhora de Fátima, Ir. Ana Regina Praisner. O presidente explicou todas as partes da sessão do Legislativo Municipal, a título de informação aos candidatos a vereadores mirins, presentes.

Vídeo da 9ª sessão do ano, na íntegra

Álbum com outras fotos da
sessão e dos candidatos

Foram lidas algumas respostas de requerimentos, por parte do Poder Executivo, bem como um ofício do Executivo, informando o valor de R$ 6.776.445,83, que foi destinado ao município, oriundo do Governo do Estado do Paraná, nos últimos meses. A Secretaria da Câmara também apresentou o ofício, enviado pela Secretaria Municipal de Saúde, convidando os vereadores para a cerimônia de entrega de certificados do curso Formação Inicial para Agentes Comunitários de Saúde, dia 20 de abril, às 14h, no Centro Cultural. O curso foi ministrado pelo Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha Neto.

Entrou, oficialmente, na Casa de Leis, o projeto substitutivo ao Projeto de Lei (PL) nº 9/2018, em tramitação na Câmara Municipal. O PL é de autoria dos vereadores Hildebrando Ribeiro de Oliveira (PV), Mauricio Jotta Massano (MDB) e Osvaldo Sibardeli (PSDB) e dispõe sobre a regulamentação do tratamento diferenciado para as microempresas, empresas de pequeno porte, agricultores familiares, produtores rurais pessoa física, microempreendedores individuais e sociedade cooperativas e consumo nas contratações públicas de bens, serviços e obras no âmbito da administração pública municipal.

Foi aprovada por unanimidade a Moção de Congratulações nº 5/2018, de autoria dos vereadores: José Corchak (PDT), Everson Clei Tiburcio (PSC), Jairo Silveira de Arruda (PDT), Juvelino da Costa Guerra (PSD) e Maurício Jotta Massano (MDB). A moção é destinada à Associação de Artes Marciais Team Ratz de Mamborê, na pessoa de Carlos Prestes Ratz e seus atletas, pela organização e participação da 1ª fase do Campeonato Paranaense de Karate Interestilos, realizada no dia 14 de abril, no Ginásio de Esportes Alceu Roque Devitte.

O vereador e presidente da Câmara, Jairo Silveira de Arruda (PDT), apresentou a Indicação Legislativa nº 49/2018, propondo a alteração da Rua Projetada 5 para o nome da servidora Leonina Camargo Vieira, conhecida como Nana, e que faleceu no dia 18 de janeiro de 2016, com 60 anos de idade. Nana residia na Rua Projetada 5.

O vereador José Aparecido Januário (PPS) defendeu o PL nº 27/2018, de sua autoria, que dispõe sobre a inserção e publicação do nome do autor do proponente do Projeto de Lei no texto sancionando pelo Município. Na justificativa, o vereador cita os vários passos de elaboração de um projeto de lei e considera justo que o nome do autor seja inserido, no caso de aprovação do projeto e sanção pelo prefeito, passando a ser lei municipal. O projeto foi aprovado, por unanimidade, em primeira votação.

Outros vereadores também comentaram sobre suas indicações ao Poder Executivo.

“Hoje presenciamos uma reunião de um poder constituído, visando melhorias em vários setores da administração pública”, disse o vereador Fábio da Silva Ferreira (PV), dirigindo-se aos candidatos ao Parlamento Jovem.

O vereador Jairo de Arruda solicitou ao vice-presidente, Fábio da Silva Ferreira, que assumisse a presidência, para ele fazer uso da tribuna e falar sobre suas indicações, incluindo a Indicação Legislativa, que propõe o nome da servidora Nana ao nome da rua onde ela residia. Ele citou a facilidade em obter as assinaturas dos moradores, para a alteração no nome da via.

No momento da Ordem do Dia o presidente encaminhou o PL nº 28/2018, para assessoria jurídica. Este dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei orçamentária de 2019.

 

  Requerimento aprovado

Requerimento n° 13/2018 – Autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

No sentido de determinar ao setor competente, que informe quanto tempo depois da liberação de um loteamento na cidade, cabe responsabilidade da loteadora, quanto a preservação da infraestrutura do loteamento, principalmente com relação a preservação e manutenção da malha asfáltica.

Indicações apresentadas

Indicação n° 46/2018 – Autoria do vereador Jairo Silveira de Arruda (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Que a Prefeitura Municipal, através do setor competente, realize a inspeção e o devido melhoramento da iluminação da Praça das Flores.

Indicação n° 47/2018 – Autoria do vereador Hildebrando Ribeiro de Oliveira (PV)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

O vereador vem solicitar, através do setor competente, que seja feito uma pintura no posto de Saúde do patrimônio do Canjarana.

Indicação n° 48/2018 – Autoria do vereador Jairo Silveira de Arruda (PDT)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Para que a prefeitura, através do setor competente, que continue construindo mais pérgulas pela cidade.

Indicação n° 50/2018 – Autoria dos vereadores Jairo Silveira de Arruda (PDT) e Pastor Everson Clei Tiburcio (PSC)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Para que a prefeitura, através do setor competente, forneça um veículo, com os devidos equipamentos, que supra as necessidades de trabalho da Defesa Civil do Município de Mamborê, executado pelo servidor Vilson de Paula Lemes.

Indicação n° 51/2018 – Autoria do vereador Pastor Everson Clei Tiburcio (PSC)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Para a prefeitura, através do setor competente, estude a possibilidade de instalar ar condicionados em todos os CMEIs e Escolas Municipais.

Indicação n°52/2018 – Autoria do vereador Pastor Everson Clei Tiburcio (PSC)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Para prefeitura, através do setor competente, que estude a possibilidade de instalação de quadro branco de pincel atômico em todos os CMEIs e Escolas Municipais.

Indicação n° 53/2018 – Autoria dos vereadores Fábio da Silva Ferreira (PV), Juvelino da Costa Guerra (PSD) e Osvaldo Sibardeli (PSDB)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Indica ao senhor prefeito municipal, para determinar ao setor competente, que seja feito o patrolamento e cascalhamento da estrada de acesso a Comunidade Bairro dos Adventistas.

Indicação n° 54/2018 – Autoria dos vereadores Fábio da Silva Ferreira (PV) e Osvaldo Sibardeli (PSDB)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Indica ao senhor prefeito municipal para determinar ao setor competente, que seja feito o patrolamento e cascalhamento da estrada que da acesso as Comunidades Clauri e Campina do Amoral.

Indicação n° 55/2018 – Autoria do vereador José Aparecido Januário (PPS)
Para: Prefeito municipal Ricardo Radomski (Poder Executivo)

Sugiro, ao setor competente, que seja construído um redutor de velocidade (lombada), no final da primeira quadra da Rua Francisco Kloster, Conjunto Mamboreense.

 
Gilsamara Krauze, diretora do Col. João XXIII   Sueli Litron, diretora da Escola Rui Barbosa
 
Ir. Ana Regina Praisner, diretora da ENSF   Público presente