Anúncios Google
23/08/18 Quinta-feira

Geração Atitude

 
Aluna do Colégio João XXIII representará o NRE de Campo Mourão em Curitiba

Érica de Oliveira Machado, 14 anos, alunos do 1º Ano do Colégio Estadual João XXIII de Mamborê inscreveu um trabalho no concurso do projeto Geração Atitude e foi classificada em primeiro no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão. A próxima etapa será a participação dela na Caravana da Cidadania, em novembro, na capital do estado, onde concorrerá com representantes do demais 31 NREs do Paraná. O trabalho vencedor poderá se transforma em lei estadual. A professora Edna Hofstatter Scharlau, que orientou a aluna mamboreense na elaboração da proposta, também viajará à capital.

"É uma grande honra e alegria representar o Colégio Estadual João XXIII, nossa querida Mamborê e o NRE de Campo Mourão, neste projeto! Sou extremamente grata a Deus, minha família que sempre me apoiou, às professoras Edna e Gilsamara que me auxiliaram a montar esse projeto, e a Guilherme Sphair que também me auxiliou e compartilhou comigo suas experiências", declarou Érica.

Houve dois trabalhos inscritos por alunos do Colégio João XXIII.

No ano passado, o aluno do mesmo colégio mamboreense, Guilherme de Melo Sphair, teve seu trabalho selecionado no NRE e participou da etapa estadual do concurso. Ele não venceu no estado, mas teve a oportunidade de discursar na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), em nome dos participantes.

 

  Sobre o trabalho

Érica propõe, em seu trabalho, uma segunda etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), direcionado ao Ensino Médio, com o objetivo conscientizar e orientar os jovens e adolescentes a respeito do uso indevido de drogas.

Sobre o concurso

O projeto Geração Atitude tem como objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses da rede estadual de ensino, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná, Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado e Ministério Público do Paraná, o Geração Atitude está presente em todas as escolas públicas de ensino médio, localizadas nas áreas de atuação dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. As ações do projeto buscam despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam sua escola, bairro, cidade, estado e o país.

O projeto é dividido em duas ações: Geração na Escola e Caravana da Cidadania. Na primeira parte, os alunos produzem o material, com orientação de professores. Na Caravana da Cidadania os autores dos melhores projetos selecionados por uma banca receberão como reconhecimento uma viagem a Curitiba onde conhecerão o funcionamento dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Fonte: Geração Atitude