Anúncios Google
12/02/20 Quarta-feira
Educação  
Super Creche é inaugarada em Mamborê
As instalações da Super Creche foram inauguradas na noite de terça-feira (11), onde funcionará o CMEI Jessé Murback. Além do prefeito Ricardo Radomski, esposa Elisabete, e vice-prefeito, Sebastião Antonio Martinez, estiveram presentes o presidente da Câmara, Mauricio Jotta Massano, vereadores e outras autoridades. Cerca 100 de crianças começaram a frequentar o local, na segunda-feira (10). A construção do prédio teve início em 2014.

"Isto tudo foi possível porque um dia o pastor Eli e a professora Isolde Rudnick deram início a um trabalho", disse Marcela de Oliveira França, diretora do CMEI Jessé Murback, referindo-se ao início do espaço educacional, em julho de 2003, na Igreja Presbiteriana Renovada, que era a mantenedora. "Falar do CMEI Jessé Murback é fácil pois é o nosso xodozinho, nosso lugar querido", prosseguiu a diretora, falando com emoção.

No ano de 2005 o trabalho foi transferido às instalações da Professora Eugênia Sauka Stadler, na Vila Operária. Em 2007, houve a transferência ao Município de Mamborê, recebendo o nome de Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jessé Murback e permanecendo no mesmo local.

"Que alegria ter uma obra desta com o nome de nosso avô", disse a secretária municipal de Educação, Maria Thereza Pereira Murback, falando sobre a sua dupla alegria na noite da inauguração: por ser secretária de Educação e neta do patrono.

"A família Murback se sente horada pelo nome de nosso patriarca nesta obra", disse Ademir, filho de Jessé Murback, falando em nome da família. Ele também informou que Jessé chegou ao local do futuro município de Mamborê, em 1954. Seu falecimento foi em abril de 2003.

"Aqui começa a vida acadêmica das futuras gerações de Mamborê", disse Regiane Timóteo das Neves Baldi, representando o NRE de Campo Mourão.

  O pastor Eli falou sobre os primeiros passos, em 2003, e agradeceu a todos pelo trabalho ao longo dos anos. Ele disse que o local é para a busca de conhecimento e sabedoria, citando Provérbios 4,7: "Eis o princípio da sabedoria: adquire a sabedoria. Adquire a inteligência em troca de tudo o que possuis".

Também fizeram uso da palavra o prefeito Ricardo Radomski, vice-prefeito Sebastião Martinez e Araceli Stela de Campo Mourão.

Outras autoridades

Também estiveram presentes os vereadores: Fabio da Silva Ferreira, José Corchak, Juvelino da Costa Guerra e Osvaldo Sibardeli; secretária municipal de Educação, Maria Thereza Pereira Murback; representante do Núcleo Regional de Educação, Regiane Timóteo das Neves Baldi; Araceli Stela, do escritório regional da Sanepar, representante do secretário de Estado Marcio Nunes; assessor do deputado federal Hermes Parcianello (Frangão), Vanderlei Araújo; pastor Eli B. de Carvalho; pastor José Carlos de Oliveira; presidente do Rotary Club de Mamborê, Reinaldo Ludwig; diretora do CMEI Jessé Murback, Marcela de Oliveira França, e outras diretoras de escolas do município.

 


Placas sendo descerradas

 
 
 
Ricardo Radomski, prefeito   Maria Thereza Murback, secretária
 
Sebastião Martinez, vice-prefeito   Marcela de O. França, diretora
 
Ademir Murback, filho do patrono   Jessé Murback, falecido em 2003
 
Regiane T. das Neves Baldi, NRE   Vanderlei Araújo, assessor do deputado federal Frangão
 
Araceli Stela, representando Marcio Nunes    
 
    Homenagem à ex-diretora Isolde Rudnick
 
Homenagem à ex-diretora Ilda Andréia Scarabel   Homenagem à ex-diretora Claudirene da Silva Oliveira (entregue ao pai, Alvacir)
 
Pastor Eli Berbeth de Carvalho    
 
Alguns membros da família Murback    
 
 
Orley Moreira, cerimonial