Anúncios Google
30/04/20 Quinta-feira
Mamborê  
Mamboreense doa aparelho de ventilação pulmonar à Secretaria de Saúde

Momento da entrega do aparelho

A Secretaria Municipal de Saúde de Mamborê recebeu hoje (30) o aparelho Oxylog 3000 plus. A doação foi feita por Alcides Brunetta, pioneiro do município, que sensibilizou-se com a necessidade do aparelho neste período de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus Covid-19. Mesmo que Mamborê não venha a ter nenhum caso da doença, o referido equipamento de ventilação pulmonar poderá ser útil em outras situações de insuficiência respiratória. A entrega foi feita por membros da família de Alcides Brunetta à secretária municipal de Saúde,

  Sara Caroline Beltrame Perez, e Dra. Dolores Madeiras Spigolon.

Houve uma movimentação de pessoas da comunidade desde o dia 25 de março, visando a obtenção do equipamento. A primeira informação do fabricante, Drager do Brasil, é que o aparelho poderia ser entregue, no mínimo, em 150 dias. Com uma grande articulação, foi possível que o Oxylog 3000 plus chegasse a Mamborê em 35 dias, após o primeiro contato.

O Oxylog 3000 plus não é um respirador. Trata-se de uma aparelho de ventilação não invasiva que auxilia pacientes a serem transportados com mais segurança.

"É um aparelho que vai servir em outras situações também", disse a Dra. Dolores Madeiras Spigolon, explicando que sua utilidade não se limita aos possíveis casos do novo corona vírus, no município.


Vídeo do momento da entrega e teste no Centro de Saúde
 
Oxylog 3000 plus    
 
Imagens ilustrativas do site do fabricante, Drager do Brasil