26/06/2013 - Acimam participa de Convenção Regional da Faciap
Uma extensa programação foi cumprida pelos participantes da 2ª Convenção Regional da Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, que aconteceu na terça-feira (25), em Campo Mourão. Mesmo com as forte e prolongada chuva que atinge o Estado já há vários dias, aproximadamente 15 municípios estiveram representados no encontro, realizado pela manhã e a tarde, nas dependências da Acicam - Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão.

A Acimam esteve representada pelo presidente João de Castro e pela secretária executiva Amanda Introvine de Castro.

Foi a primeira vez que a cidade sediou uma convenção da entidade empresarial estadual e o tema central do evento foi “Associativismo de Resultados”. A programação teve início com um café de boas vindas e prosseguiu com a solenidade de aberta, onde discursaram lideranças empresariais e autoridades.

O presidente da Faciap, Rainer Zielasko, falou sobre os desafios enfrentados pelos empresários, defendeu uma rápida reforma tributária e política, enalteceu a mobilização da comunidade registrada em boa parte do país, cobrou providências para conter a corrupção e foi enfático ao defender a interiorização do desenvolvimento econômico do Paraná, além de criticar os valores cobrados nas estradas pedagiadas do Estado.

A cerimônia contou com a presença da prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay, bem como do presidente da Câmara Municipal, Pesdro Nespolo. O evento reuniu representantes de associações comerciais abrangidas por duas coordenadorias regionais da Faciap: a Cacircam (da região de Campo Mourão) e a Cacier (da região de Entre Rios).

Atividades

Ainda no período aconteceu o painel sobre a “Base Centralizadora da Faciap – Desafios e Oportunidades”.  Por volta das 13h30min começou a assembleia geral extraordinária da Cacircam, que tinha na ordem do dia a discussão e votação do novo Estatuto Social.

“As Coordenadorias como Indutoras do Desenvolvimento Regional e os Agentes de Microcréditos como Atores Estratégicos deste Processo”, “Produtos e Serviços do Sistema Faciap e do Projeto Rede Cooperação”, “O Programa Capacitar e o Desenvolvimento Organizacional das Associações Comerciais” foram temas de outros painéis e apresentações..

O encerramento da 2ª Convenção Regional da Faciap foi com a palestra “Olhar e Ver – A Oportunidade Mora ao Lado”, com o professor Nailor Marques Júnior.


Convenção da Faciap


Representantes da Acimam no evento

 

Inovações

Nos últimos anos, novidades foram incorporadas e vêm gerando receitas para as Associações Comerciais e Empresariais. “Incentivamos sempre a oferta de produtos e serviços nas entidades com o objetivo de promover o desenvolvimento local”, explica o presidente da entidade, Rainer Zielasko.

Apenas no último ano, o lançamento da BCF –

 

Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito e a ascensão da Certificação Digital trouxeram números expressivos ao sistema. Enquanto o primeiro já conta com 90 por cento de capilaridade estadual, o segundo conquistou a primeira colocação no ranking da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil em número de emissões.