17/08/2013 - Lançado programa Mamborê + Negócios
Resultado de uma parceria entre Sebrae, Município de Mamborê, Câmara Municipal de Mamborê e Acimam, foi lançado dia 12 de agosto o Programa Mamborê + Negócios. O presidente da Acimam, João de Castro, fez parte da mesa das autoridades.

Compareceram também, no Centro Cultural, o prefeito municipal, Nei Calori; vice-prefeito, Paulo Rotta; presidente da Câmara, Mauricio Jotta Massano; alguns vereadores; Sandro Nasser de Santi, consultor do Sebrae (Campo Mourão); Luiz Paulo Corso, consultor do Sebrae (Maringá). Corso ministrou a palestra "Motivando para vencer".

No momento dos pronunciamentos, João de Castro falou da importância de um comércio forte para o desenvolvimento da cidade. Mauricio Massano, presidente da Câmara, falou da parcela de colaboração da Câmara, devolvendo ao Executivo parte do dinheiro extra que o Legislativo Municipal possuía, para que o prefeito pudesse repassar ao programa. Na verdade, foi um adiantamento da quantia que seria devolvida no final do ano. O prefeito Claudinei Calori de Souza lembrou das potencialidades de município na produção de grãos, mas que carece de um comércio forte para a geração de emprego e renda.

Já está funcionando em Mamborê o Banco do Empreendedor, nos moldes do antigo Banco Social. Há várias linhas de financiamento para pessoas que desejam iniciar um negócio próprio ou ampliar o seu, já existente. Dentro de algumas semanas haverá cursos, realizados em parceira com a Unespar/Fecilcam. Ao participar dos cursos, pode-se obter desconto na taxa de juro de empréstimo no Banco do Empreendedor.

"É importante que cada um cumpra o seu papel no processo. As instituições estão cumprindo o delas", disse o representante do Sebrae-PR, Sandro Nasser de Santi, referindo-se à parceria entre Município, Câmara, Sebrae e Acimam.

Objetivos do Programa

-Fomentar o empreendedorismo e o surgimento de novos negócios;

-Identificar as oportunidades de negócios;

-Estimular a formalização de empreendimentos informais;

-Promover a melhoria na gestão das empresas;

-Promover o acesso ao crédito;

-Promover o associativismo.

Haverá palestra de capacitação, para quem quer começar um novo negócio, no dia 21 de agosto. Para quem já tem um negócio e deseja ampliá-lo, a capacitação será no dia 22 de agosto. As informações podem ser obtidas junto à Agência do Trabalhador.

Luiz Paulo Corso, durante a palestra motivacional, falou da importâncida de se buscar o conhecimento sempre. Que a espiritualidade é algo que vem sendo valorizado entre as empresas, para um melhor relacionamento entre os funcionários e clientes. "Toda pessoa que prosperou, prosperou porque não estacionou", disse o palestrante. "O que vai acontecer de agora em diante, depende de cada um aqui presente", concluiu Corso.


João de Castro (ao microfone), presidente da Acimam, e Cesar Medeiros, diretor de desenvolvimento Econômico do Município

 


Autoridades

 


Mauricio Jotta Massano

 


Claudinei Calori de Souza

 

 


Sandro Nasser de Santi

Luiz Paulo Corso

Palestra motivacional