Página inicial

27/11/2013 - Cacercopar presente na XXIII Convenção Anual da Faciap
A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais da Região Centro-Ocidental do Paraná – CACERCOPAR reuniu lideranças para participar da XXIII Convenção Anual da FACIAP - Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná, que aconteceu nos dias 21 e 22 de novembro, com o tema "Associativismo de Resultados", o evento reuniu mais de mil pessoas, e teve como objetivo informar e debater entre os empresários a importância do associativismo para o sistema econômico empresarial no Paraná.

Na abertura da convenção, o presidente da FACIAP, Rainer Zielasko, ressaltou que o evento é uma coroação ao associativismo. “É um momento de agradecimento a todos que se empenharam e ajudaram o ano todo. Nós fizemos um trabalho de uniformização do sistema, levando capacitação, produtividade e serviços para permitir que o associativismo tenha resultados”, afirmou.
Rainer disse que a luta pelos empresários está também no âmbito político. “Nós temos bandeiras que devemos lutar, por um Brasil melhor. Lutamos pela redução do número de partidos, das cargas tributárias.”, salientou.

Diversas autoridades estavam presentes no evento, como o vice governador do estado do Paraná, Flávio Arns e prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, bem como representantes das associações comerciais entre outros líderes políticos e comunitários. Gustavo Fruet reafirmou o compromisso da luta da Federação por um sistema econômico mais favorável aos empresários. “As reformas são essenciais para o Brasil. O País está passando por um processo de consolidação e a FACIAP tem mostrado capacidade”, disse. Para Flávio Arns, a Convenção é o resultado de um trabalho onde pessoas deram o melhor de si pelo desenvolvimento. “O associativismo no Paraná é lutar de maneira acertada”, afirmou. A noite foi marcada com agradecimentos e homenagens a lideranças associativistas. Foram homenageados os ex-presidentes da FACIAP como Werner Egon Schrappe, Pedro Pegoraro, Farage Kouri, Jefferson Nogaroli e Ardisson Naim Akel. Entidades representativas do associativismo empresarial também foram honradas por se tratarem de legados da FACIAP, como o Sicoob Central PR, Observatório Social do Brasil, Sociedade Garantidora de Crédito, Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito e Junta comercial do Paraná.

Prêmio Prefeito Empreendedor

O Sebrae/PR divulgou no segundo dia da convenção, sexta –feira 22/11, os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Augustinho Zucchi, prefeito de Pato Branco, venceu na categoria Melhor Projeto, com o case “Pato Branco: Terra de Gente Empreendedora e Inovadora”. Na categoria Desburocratização, venceu o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Clovis De Souza Pereira, com o case “Simplificar para Crescer”.
O prefeito de Umuarama, Moacir Silva, levou o Prêmio na categoria Pequenos Negócios no Campo, com a proposta “Programa de Apoio ao Cooperativismo”. “Compras públicas municipais: o caminho para o desenvolvimento

sustentável”, em Entre Rios do Oeste, rendeu o Prêmio para o prefeito Jones Neuri Heiden, na categoria Novos Projetos. Na categoria Lei Geral Implementada, venceu “Cambará Empreendedora”, do prefeito João Mattar Olivato. Na categoria Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos, venceu o prefeito de Apucarana, Carlos Alberto Gebrim Preto, com “Na Copa do Mundo, o boné é nosso!”. E na categoria Compras Governamentais, venceu o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Camilo Isotton.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Empreendedoras da CACERCOPAR levam Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.Duas vencedoras de três categorias da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios são da Região Centro-Ocidental do Paraná, Raquel Aparecida da Cruz, de Campo Mourão, na categoria Micro empreendedora Individual e Francisca Nunes Alves, de Araruna, na categoria Produtora Rural. Lucienne de Souza, de Floresta, venceu na categoria Pequenos Negócios. O anúncio das vencedoras do Prêmio, uma iniciativa voltada para mulheres empreendedoras que visa reconhecer, divulgar e premiar histórias de empreendedorismo feminino.

Desenvolvimento das Cidades.

“Planejar uma cidade para pessoas e não para políticos”. É com esta ideia que ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros II, iniciou sua palestra durante a XXIII Convenção da FACIAP - Federação das Associações Comercias e Empresaria do Estado do Paraná. A missão de Barros foi mostrar às Associações Comerciais como desenvolver uma cidade através das entidades e da política. O exemplo dado por ele foi o projeto Maringá 2030, que mostra que uma a sociedade unida pode fazer a diferença.
O projeto, iniciado em 2008, foi uma iniciativa da população maringuense que criou um documento com as metas e conceitos que a cidade deveria atingir até 2030. Isso mudou a forma como os políticos apresentavam suas propostas para o município.

A ministra-chefe da casa civil, Gleisi Hoffmann, encerrou o último dia da XXIII Convenção Anual da FACIAP. Com o tema "Associativismo de Resultados” o evento ocorreu durante dois dias no Castelo do Batel, em Curitiba.
Em seu discurso, a ministra parabenizou os empreendedores de micro e pequenas empresas e ressaltou a importância deste negócio para a economia do país. "As micro e pequenas empresas fazem a diferença, são as que mais empregam e criam um circulo virtuoso na nossa economia", ressaltou. "O foco da FACIAP no desenvolvimento local faz a sustentação das nossas indústrias e comércios”, afirmou.

“A presença de diversas lideranças das ACEs da região Centro Ocidental, demonstra a força do associativismo regional e demonstra a vontade e união pelo desenvolvimento local. Agradeço a todos que deixaram as empresas durante dois dias para dedicar ao fortalecimento da nossa coordenadoria” disse Haroldo Medeiros do Nascimento – Presidente da CACERCOPAR.