Página inicial
 
24/10/2017 - Representantes das Acimam participam de evento da Faciap em Foz do Iguaçu
A Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap) e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) realizaram o Congresso Empresarial e a Convenção Anual da Faciap, bem como o 4º Fórum CACB Mil, de 18 a 20 de outubro, em Foz do Iguaçu. A presidente da Acimam, Rose Aparecida Soares, e Thalita Mariani Senhorini representaram a entidade, no evento.

“Foi muito bom e produtivo pois, além de muitas informações, depoimentos, palestras motivacionais, troca de experiências, fizemos também um intercâmbio de novos amigos e associações”, disse Rose Aparecida Soares.

O evento

O engajamento cívico das entidades representativas no processo de soluções conjuntas foi o assunto que dominou o primeiro dia do 4º Fórum CACB Mil e o Congresso Empresarial Paranaense. O encontro buscou enfatizar o papel dos empreendedores na busca de soluções de seus problemas, contribuindo com o poder público e não mais terceirizando seus pleitos. “Nosso papel está mudando”, disse o presidente da CACB, George Pinheiro, “e o engajamento empresarial deve ocupar espaço maior na busca de soluções para toda a comunidade”. Ele lembrou que o Estado não pode fazer tudo e não podemos ficar esperando tudo dele.

O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, lembrou que a troca de experiências, possíveis quando os empresários se reúnem, é uma fonte de soluções para os problemas regionais. “Vamos valorizar nossas discussões”, disse.

Uma comitiva internacional participou do Fórum, incluindo o presidente da Confederação Empresarial da para Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), Solimo Abdula, que empossou o presidente da CACB como presidente de Honra da CE-CPLP para um mandato de um ano. Por esta razão, a próxima edição do Fórum CACB Mil será promovida, em conjunto, com a CPLP e será realizada em Brasília, de 12 a 14 de julho de 2018.

Na abertura do evento, que reuniu cerca de 1000 empresários brasileiros, o presidente de honra do Conselho da CACB e vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, reforçou a importância da participação empresarial na busca de soluções para os problemas tanto da comunidade como os econômicos. “Estamos na era do cidadão global que requer a participação dos empresários na política”, disse.

O presidente da CE-CPLP, Solimo Abdula, lembrou que a CPLP, formada pelos nove países de língua portuguesa (Moçambique, Timor Leste, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Brasil) precisa de um setor privado moderno, inovador, forte e eficiente, capaz de assumir as duas responsabilidades sociais e que se torne o motor do crescimento econômico inclusivo, durável e sustentável, capaz de valorizar as potencialidades e as riquezas de cada um dos países.

Mulheres

Mulheres empresárias de todo o país se reuniram, em um dos dias do evento, no Encontro Estadual da Faciap Mulher para discutir o fortalecimento feminino nos negócios. O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, participou da abertura do encontro, ao lado da presidente da Faciap Mulher, Rosangela Sonda, e da presidente do Conselho Nacional da Mulher Empresária (CNME), Neiva Kieling. “Hoje, é impossível pensar na Faciap sem as mulheres. A contribuição das empresárias é fundamental para o fortalecimento do sistema”, disse Marco Tadeu Barbosa.

Também na abertura do encontro, o presidente da CACB, George Pinheiro, falou a respeito do 11º Congresso Mundial de Câmaras do ICC, que será em 2019, no Rio de Janeiro, e que irá reunir 212 países. “Será o maior congresso do mundo e queremos que o Congresso da Mulher Empreendedora do Brasil seja realizado lá”. A International Chamber of Commerce (ICC) é a maior representação de Câmaras de Comércio do mundo. 

Fonte: www.faciap.org.br


Marco Tadeu Barbosa, presidente da Faciap; George Teixeira Pinheiro, presidenteda CACB; Rose Ap. Soares; Thalita M. Senhorini; e Marcelo Chirolli, presidente da Cacercopar

Rose e Thalita com Luiz da empresa Brownie

Rose Soares, Thalita Senhorini e Marcelo Chiloli
Veículos da promoção de Natal Sonho Dourado. A promoção é da Faciap, com
participação de cerca de 70 associações comerciais do estado, incluindo a Acimam