A História de Mamborê através de fotos
 
trnoticias.com.br
Página Inicial
Programa Mamborê Som e Imagem 2003-2004

IM - Informativo Mamboreense - 1987-1988

Próxima página
   
Time do GEM

A foto é do ano de 1969, com integrantes do time do Ginásio Estadual de Mamborê (GEM).

(A partir da esquerda) Daniel Miranda, Jaime Santos Vieira, Niltinho Ciconello, João Bonfim, Zé Claudio, Chiquinho Miranda, Ronaldo Kloster e Darci Rota.

"Era como se fôssemos todos irmãos, uma família; estávamos sempre juntos em brincadeiras, bares, cinema, etc", disse Darci Rota.

A foto foi feita em um capo de futsal que ficava onde atualmente está o Ginásio de Esportes Livino Krauze, na Praça das Flores. O Comercial Paraná, ao fundo, é na esquina da Valdar Móveis. A casa, ao fundo, era no terreno que, atualmente (ano de 2017), está vazio e é utilizado para estacionamento de ônibus.

Colaboração: Darci Rota


Ordenação Pe. Ivan

O diácono Ivan Luiz Walter foi ordenado padre na igreja matriz da paróquia Imaculada Conceição de Mamborê, no dia 12 de fevereiro de 2006. Pe. Ivan nasceu em 26/11/1966, em Planalto, PR, e foi ordenado diácono em 19/12/2004, na Catedral São José de Campo Mourão. A missa de ordenação foi presidida pelo então bispo da diocese de Campo Mourão, dom Mauro Aparecido dos Santos.


Dupla

Dupla mamboreense Zé Planeta (Gumercindo dos Santos) e Zé Planalto (Joaquim Catarino Alves). Joaquim, ou Quinzinho, como era mais conhecido, moreu no dia 30 de abril de 2016. A imagem é do LP "Dois canários no espaço", gravado em 1977 pela gravadora RDG de São Paulo. As músicas que fizeram mais sucesso no disco foram: "Dois canários" e "O cachaceiro".


Prefeitura

Prefeitura logo após ser inaugurada, em fevereiro de 1981.



Clique para visualizar

Lei nº 7/1961

A Lei nº 07/1961 fixou o subsídio do prefeito em vinte mil cruzeiros e, dos vereadores, em dois mil cruzeiros. A lei foi sancionada pelo prefeito o Ernesto Carlos Look e consta a assinatura do secretário Edgard Espírito Santo Sousa.

Fonte: Câmara Municipal de Mamborê



Clique para visualizar

Lei nº 1/1961

Lei assinada pelo prefeito Ernesto Carlos Look em 15 de dezembro de 1961, criando os feriados municipais da criação do Município de Mamborê e do dia da padroeira.

Fonte: Câmara Municipal de Mamborê


Pioneiros

Edifício Pioneiros em construção, em meados da década de 1980. A foto é de Darci Pinto, um dos trabalhadores na construção do primeiro prédio de Mamborê.

Colaboração: Darci Pinto e Izabel da Silva



Clique para visualizar o contrato
Contrato - Construção da matriz

Joaquim Dionisio Paião firmou um contrato no dia 3 de agosto de 1966, se comprometendo a fabricar e entregar 170 mil tijolos, para a construção da igreja matriz de Mamborê. O valor total a ser pago ao dono da olaria, Joaquim, era de Cr$ 4.250.000 (quatro milhões e duzentos e cinquenta mil cruzeiros). Pela paróquia Imaculada Conceição, assinaram o contrato o Pe. Arnaldo Beckemcamp, S. J., pároco, e Elyzeu Kloster, presidente da construção.

Colaboração: Vagner Harmatiuk (neto de Joaquim Dionisio Paião)


Lanchonete Lazer

Década de 1980 e 90, na atual Praça João Szesz (antiga Praça 28 de julho), centro de Mamborê, PR.


Igreja


Estas pessoas estão reunidas do lado de fora da igreja matriz da paróquia Imaculada Conceição de Mamborê, por volta de 1960. O evento estava relacionado à troca de padres na paróquia. O primeiro pároco foi o Pe. Guilherme Matt, S. V. D., empossado em 01/02/57. O segundo pároco foi o Pe. Leopoldo Jarek, S. V. D., empossado em 01/02/59. Portanto, a foto pode ser do início de 1959.

Ao fundo, pode-se ver o educandário, próximo à atual prefeitura, o qual viria a ser destruído pelo fogo em 1971.

Os tijolos, atrás das pessoas, seriam já para a construção da nova igreja matriz, segundo informações de Clotilde Pereira de Macedo, que as obteve com sua mãe. A nova igreja começou a ser construída em 1965, deixando a de madeira no seu interior, para utilização.

Algumas pessoas que estão nas fotos: Ernesto Carlos Look, Rodolfo Look, Adão Tribek, Pe. Leopoldo , Joaquim Patrício, Ubiratan Messias, Zuleica Paz, José David Pereira, família Mazur e Vicente Pereira (garoto no colo da mãe, à direita).

Colaboração: Clotilde Pereira de Macedo


Mesma foto, porém ampliada

Magistério

Turma do Magistério de 1986 do Colégio Estadual João XXIII.

 

Foto: Clotilde Pereira de Macedo


Bar e Restaurante São Jorge

A foto do Bar e Restaurante São Jorge é de 1955 ou próximo a esta data, segundo Eudes Araújo, que nasceu nesta casa em 1958. Em seguida, foi demolido e, no local, foi construído o Hotel São Jorge, que durou até 1975, mais ou menos. Na porta de vestido preto, está a falecida Tereza Moysa e, ao lado dela, Nadia Moysa, esposa do "Zé Cipó". Na janela, de preto, a falecida Olga Moysa e, ao seu lado, Alda Moysa, mãe de Eudes, que reside em Curitiba na data da inserção desta informação (9/2015).

Colaboração: Eudes Moysa Araújo


Piá Bom de Bola

Equipe de Mamborê participando da 1ª Copa Piá Bom de Bola, em 1999, em Juranda. A equipe ficou em segundo lugar, no campeonato daquele ano.

Juntamente com a equipe, estão o professor Samil Facco e o José Lourival Guerra. Ao lado do Prof. Samil está o conhecido "CBT"!

Colaboração: Rodrigo Rogal Gouveia



Entrega de CDIs em 1986 - Estão na foto: Ana Brunetta, Professor José Sardi, José Ângelo Giacomelli, Ricardo Radomski, Ivo Brunetta, Olga Brunetta e outros


Entrega de CDIs - Certificados de Dispensa de Incorporação
em 1986 em frente à prefeitura


Entrega de CDIs


Entrega de CDIs em 1983 - Estão na foto: Ivo Brunetta, Osvaldo Borgo, Ricardo Radomski e outros


Entrega de CDIs - Estão na foto: Professor Ovino Joenck e outros


Entrega de CDIs


Entrega de CDIs - Estão na foto: Ubiraci Pereira Messias, Dorneles Adão Cavali e outros


Entrega de CDIs na antiga prefeitura


Entrega de CDIs


Entrega de CDIs - Estão na foto: Ubiraci Pereira Messias, Dorneles Adão Cavali, Alceu Kloster e outros


30 de março de 1976


Entrega dos CDIs - Certificados de Dispensa de Incorporação no dia 30 de março de 1976, em frente à prefeitura de Mamborê. Na época, se localizava na Av. Antonio Chiminácio, próximo à rodoviária

CDI - Certificado de Dispensa de Incorporação

Colaboração: Luiz Radonski


Capela

Capela que exisitia no local do atual ginásio de esportes Livino Krauze.

Colaboração: Adelino Mateus do Nascimento


"Bastião Mudo"

Na década de 1980 era muito popular em Mamborê o conhecido "Bastião Mudo.

Colaboração: Adelino Mateus do Nascimento


Gravações do V Festibaile, realizado em 1986

Na década de 1980, o então existente Grupo de Jovens Sosolcris de Mamborê realizou oito edições do Festibaile - Festival de Música Popular Brasileira e Baile. Os eventos eram no Itaipu Club Mamboreense. As últimas edições foram no ginásio de esportes Alceu Roque Devitte.

 


Interessante ouvir os nomes das empresas patrocinadoras, como Casa Paz e Banco Bamerindus.

Abaixo, o áudio de parte do V Festibaile, realizado no dia 13 de dezembro de 1986, no Itaipu Club. O cerimonial foi feito por James Correia e Ilda Sibaldelli.


Gravações do V Festibaile, em 13 de dezembro de 1986
Gravação: Vilson Olipa  

 


Futebol

Primeiro time de futebol feminino de Mamborê. A foto é de 1983.

Colaboração: Jorgete Lacerda

 

Veja outras fotos históricas clicando aqui>> Próxima página