10/12/2016
 
  Paroquianos celebram o dia da padroeira e jubileu de 60 anos
 

Após nove dias de preparação, a comunidade da paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Mamborê celebrou o dia de sua padroeira: 8 de dezembro. Houve missa pela manhã, presidida pelo Pe. Ademar Oliveira Lins, que é natural de Mamborê e, atualmente, trabalha na diocese de Foz do Iguaçu. A missa também foi em ação de graças pelos 60 anos de criação da paróquia. Após a missa, aconteceu a confraternização no salão paroquial.

A novena teve duas missas diárias e sempre com um padre diferente presidindo as mesmas. Os padres da paróquia: Pe. Valdecir Liss (pároco) e Pe. Izaias da Conceição (vigário), concelebraram. Dom Francisco Javier Delvalle Paredes, bispo diocesano, presidiu missa no primeiro dia da novena: 27 de novembro.

Missa da padroeira

A celebração também foi em ação de graças pelos 33 anos de ordenação presbiteral do Pe. Ademar Oliveira Lins e pelos seus 63 anos de vida. Ele foi ordenado no dia 8 de dezembro de 1983, na igreja matriz da paróquia Imaculada Conceição. A missa da padroeira foi concelebrada pelo Pe. Valdecir Liss, Pe. Izaias da Conceição, Pe. Gianny José Gracioso Bento (decano), Pe. Francisco Dantas de Carvalho, Pe. Reinaldo Adriano Andrade e Pe. Aédio Odilon Pego.

No final da missa, que teve duração de 2h45, houve a coroação da imagem da padroeira; a projeção de um vídeo com um breve histórico da paróquia e uma retrospectiva das 18 missas da novena (duas por dia). O paroquiano Osni Daboit tocou um antigo sino da igreja, com data de 1966. Foram 60 badaladas, lembrando as seis décadas da história. Os fiéis contaram juntos, em voz alta, as badaladas.

Confraternização

Após a celebração, aconteceu o almoço de confraternização no salão paroquial. Foram convidados 60 casais para dançar uma valsa. O critério para a escolha foi que cada casal tivesse se casado em um ano diferente da história da paróquia. O encerramento foi com sorteio de brindes.

Álbum com 138 fotos da missa da padroeira

 


Consagração


Entronização da imagem da padroeira


Imagens dos padroeiros das capelas que participaram da novena, sendo incensados

 

Vídeo com breve histórico da paróquia

Vídeo sobre a novena

Alguns itens do gesto concreto realizado durante os dias da novena, no momento do ofertório
 
Missa da padroeira
 

Coroação da imagem da padroeira pela professora Maria Arlete Schwab
 
Coral do Cenáculo de Maria

Momento das 60 badaladas no sino histórico
 
Bolo de aniversário do Pe. Ademar, com logo do jubileu, na cobertura

Bênção às medalhas encontradas no bolo, distribuído após as missas do dia anterior (9° dia da novena)
 
Homenagem ao Pe. Ademar pelo aniversário de ordenação (33 anos) e de nascimento (63 anos)

Homenagem e agradecimento à Ir. Regiane Romanichen, Ir. Ana Regina Praisner e Ir. Dominica Stareprav. Elas pertencem à congregação Filhas da Imaculada e renovariam os votos na tarde do mesmo domingo (8/12)
 
Painel com logo do jubileu no salão paroquial

Valsa dos 60 casais, lembrando os 60 anos da criação da paróquia
 
Sorteio dos brindes oferecidos pelo comércio e pessoas da comunidade

Todos os dias da novena: 1° dia | 2° dia | 3° dia | 4° dia | 5° dia | 6° dia | 7° dia | 8° dia | 9° dia |