16/04/2017
 
  Celebração do Sábado Santo e Domingo de Páscoa
 
 
A celebração na noite de sábado (15) teve início do lado de fora da igreja, com a bênção do fogo novo. Foi assim na igreja matriz e na capela São José do Guarani. Após a bênção, o Pe. Izaias da Conceição, na matriz, e o Pe. Valdecir Liss, no patrimônio Guarani, entraram na igreja levantando o círio Pascal e dizendo: "Eis a luz de Cristo". Durante a longa celebração da Vigília Pascal, com mais de duas horas de duração, houve o relato da história da salvação, na Liturgia da Palavra. Aconteceu também a bênção da água, com aspersão sobre os fiéis, e o Glória, após 40 dias sem cantá-lo.

Neste ano houve a bênção dos alimentos, realizada no meio da tarde de sábado, na igreja matriz.

Na manhã chuvosa do domingo de Páscoa (16), o Pe. Valdecir presidiu a missa da Ressurreição na igreja matriz. "Temos aqui em nosso meio o símbolo do Cristo vivo que é o círio pascal", disse o presidente da celebração, no momento que o

  círio era aceso, para a missa da Ressurreição. Após, aconteceu a partilha dos alimentos trazidos pelo paroquianos, no salão paroquial.

Celebração dos ucranianos

A celebração na noite do Sábado Santo, na capela Santa Ana de Mamborê, foi presidida pelo Pe. Mario Prechasniuk, OSBM, pároco da paróquia Santíssima Trindade de Campo Mourão, à qual a capela de Mamborê pertence. A paróquia é uma das integrantes da eparquia Imaculada Conceição de Prudentópolis. "Eparquia" é a forma na qual a Igreja Greco-Católica de rito Ucraniano se organiza e corresponde a "diocese".

No início da celebração houve uma procissão em volta da igreja. No final, aconteceu a tradicional bênção dos alimentos, para serem consumidos no dia da Páscoa.

Álbum com mais fotos


Vídeo com algumas partes do tríduo Pascal

Bênção do fogo
 
Celebração na capela Santa Ana

Padre insere cravos no círio
 
Igreja matriz durante a Proclamação da Páscoa

Bênção da água
 
Renovação das promessas do Batismo

Aspersão da assembleia
 
Missa da Ressurreição na manhã de domingo

Círio é aceso no início da missa de Páscoa
 

Missa da Páscoa presidida pelo pároco
 
Partilha de alimentos no salão paroquial

Bênção dos alimentos na igreja matriz, na tarde de sábado (15)

Capela Santa Ana (ucraniana), na noite de sábado (15)
 

Procissão em volta da capela Santa Ana
 

Bênção dos alimentos - tradição ucraniana