Arquivo - Agosto de 2006
 
infomambo.com.br
Home
   

30/08/06 14:28 - Saúde. O Departamento de Saúde, juntamente com a UNIPAR de Umuarama, realizam a palestra Prevenção e Diagnóstico de Lesão Bucal, no dia 1º de setembro, no Centro Cultural, às 14 horas. Durante todo o dia alunos da Universidade Paranaense de Umuarama - UNIPAR, acompanhados de profissionais de odontologia do Departamento Municipal de Saúde, visitarão residências no Guarani e em Mamborê.

30/08/06 10:36 - Avisos. Os avisos da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, podem ser vistos em nossa página. Clique em Avisos Paroquiais, na coluna ao lado.

28/08/06 13:08 - Palestras. O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, promove I Semana Interativadas Famílias do CRAS. Será de hoje até o dia 1º de setembro, sempre às 19 horas, no Centro Cultural. O tema da palestra de hoje será Direitos Fundamentais e Cidadania, com a promotora de justiça Dra. Vera de Freitas Mendonça. Além de palestras, haverá apresentações culturais diversas.


CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

28/08/06 8:39 - Peão. O Guarani estará em festa nos dias 2 e 3 de setembro. É a já tradicional festa do peão, que acontece em sua sexta edição. Além de rodeio em touros e cavalos, haverá festa da viola e bailão no asfalto nos dois dias. No domingo, acontece a cavalgada, a partir das 9 horas da manhã.

26/08/06 9:01 - Pólio. Acontece hoje a campanha de vacinação contra pólio, nos seguintes postos: Centro de Saúde, praça da igreja, Escola Bento, BR 369 (trevo de acesso a Mamborê), Guarani, Canjarana e Pensamento. Crianças de até 5 anos devem ser levadas a um desses locais.


Primeiro criança vacinada no posto da praça (onde funciona o Projeto Arte e Vida)

23/08/06 18:17 - FEFOL - O II Festival de Folclore da Escola Rui Barbosa foi um sucesso. O evento foi realizado na noite de ontem. O Centro Cultural ficou pequeno para as centenas de pessoas que compareceram para prestigiar as diversas apresentações de escolas e entidades de Mamborê, além da presença de escolas de Juranda e Quinta do Sol. No final, o diretor, professor Willian Jefferson Baccon, agradeceu e fez a entrega de um troféu a todas as equipes que participaram.


Coreografia: Gralha Azul


Ambiente bem decorado


Participação do recém criado Rotakids Club


Participação do Interact Club


Mais de 400 pessoas no II FEFOL

23/08/06 15:35 - Agronomia. A agrônoma Vanessa Lermen, da Via Terra Planejamento Agrícola, de Mamborê, ministrou uma palestra no dia 9 de agosto, no Paraná Palace Hotel, em Campo Mourão. A convite da empresa Nitragin, Vanessa falou a um grupo de 54 agrônomos da AFA - Agricultores Federados Argentinos, que realizavam uma visita a COAMO, EMBRAPA, IAPAR e outros.

22/08/06 9:52 - Preparativos. Alguns trabalhos estão sendo realizados no Parque de Exposições, preparando o mesmo para a 24ª EXPOMAM, de 6 a 10 de setembro. Entre eles, limpeza no canal de drenagem na arena de rodeio e mudança do local das bandeiras para junto da "prefeiturinha".


Local onde as bandeiras eram hasteadas

22/08/06 9:37 - Romaria. Em torno de 30 pessoas de Mamborê participaram da 21ª Romaria da Terra em Tamarana, região de Londrina, no último domingo. O tema deste ano foi "Sem fome e opressão: a aliança com os pobres é libertação!". Milhares de pessoas de todo o estado estavam presente.


Mamboreenses participando do evento


Heloisa Helena com Mamboreenses, em Tamarana-PR

21/08/06 10:26 - Câmara. Hoje e amanhã tem reunião dos vereadores, a partir das 19:30 horas. Amanhã (terça-feira), Everaldo Freire da Costa prestará contas do Departamento de Planejamento da Administração Pública Municipal, sobre reivindicações de convênios e liberação de verbas junto aos governos federal e estadual.

21/08/06 9:10 - Vacinação. No próximo sábado, dia 26, acontece mais uma campanha de vacinação contra polio. Nesta, haverá vacinação contra rotavírus, também. De acordo com a enfermeira Bruna Litron, haverá postos de vacinação no Centro de Saúde, Praça da Igreja, Escola Bento, BR 369 (trevo de acesso a Mamborê), Guarani, Canjarana e Pensamento. O horário é das 8 às 17 horas, exceto na rodovia, onde a vacinação começa às 6 horas da manhã.

19/08/06 11:24 - Folclore. A Escola Rui Barbosa realiza o II FEFOL - Festival de Folclore, nesta terça-feira, dia 22, às 19:30 horas, no Centro Cultural. As modalidades são: canto, dança e contação de causos. A entrada será um produto de limpeza.

18/08/06 10:33 - Agenda 21. Mamborê está em lugar de destaque em se tratando da implantação da Agenda 21. Rosemari Hauenstein Ruch chegou esta madrugada de Brasília, onde participou do Encontro Nacional da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais. A maneira que o trabalho está sendo realizado em Mamborê foi considerado modelo para todo o estado do Paraná. E tem mais: a organização é feita por regiões também. Entre os 3 estados da Região Sul, o Paraná é o representante da região no Fórum Permanenete. "Isto é prova da importância do que as 59 Instituições da Sociedade Civil, 18 do Poder público e 9 do Empresariado de Mamborê, fazem de bom para este município", conclui Rose. Parabéns aos organizadores da Agenda em Mamborê e à sociedade que está colaborando. Agora o peso ficou maior; a preocupação em manter a Agenda funcionando no município foi ampliada para o estado e até para a região sul.

17/08/06 17:00 - Inauguração. A nova sede da Agência do Trabalhador mudou de lugar. Agora está na esquina das avenidas Inverventor Manoel Ribas e Paulino Ferreira Messias. A inauguração da Agência, em nova sede, foi às 16 horas de hoje.


Novas instalações da Agência do Trabalhador

17/08/06 16:39 - Felipão. O técnico da seleção portuguesa Luiz Felipe Scolari, o brasileiro Felipão, autografou uma camisa para a APAE de Mamborê. Jorge Ricciardi, presidente da APAE, nos comunicou que a intenção é fazer uma rifa ou leiloar a mesma, para levantar fundos. O autógrafo foi conseguido por um colaborador da APAE de Mamborê, que teve acesso ao treinador, mas que preferiu ficar no anonimato.


Camisa autografada

16/08/06 14:46 - EXPOMAM. A 24ª Exposição Feira Agropecuária de Mamborê, em comemoração ao 46º aniversário do município, acontecerá de 6 a 10 de setembro. A abertura será às 19:30 horas do dia 6 (quarta-feira). Na mesma noite acontece o baile social, com a banda Fruto Proibido; no dia 7 (feriado nacional), tem a tradicional Cavalgada, final do Festival da Viola e show com Renan e Rodrigo; no dia 8 (sexta), acontece o show gospel com a banda Os Filhos do Homem e show com a banda Retrato Falado; no sábado, há julgamento de animais e show baile com a banda Pétalas; dia 10 (domingo), Missa em Ação de Graças, leilão da ACCOPAR, show com Pe. Zezinho, show pirotécnico e show com a banda Alkimia. Haverá rodeio todas as noites. O presidente da festa é José Marques da Silva.

16/08/06 9:48 - Enquete. Encerramos a enquete sobre o pórtico da cidade. Clicando ao lado, em resultado da enquete, você poderá ver como foram as opiniões dos mamboreenses sobre o assunto.

16/08/06 9:17 - Rádio. Já está no ar a Rádio Juranda FM, na frequência de 91,1 MHz. Ademir Maia, depois de permanecer um certo período em uma emissora mamboreense, está na Juranda FM.

14/08/06 11:42 - Jubileu. No último sábado, o Pe. Aroldo Mendes dos Santos presidiu a celebração da Missa de aniversário dos seus 50 anos de sacerdócio. Durante a homilia, Pe. Aroldo, que foi ordenado em Santo Amaro-SP, em 5 de agosto de 1956, falou de sua adolescência em Mamborê. Disse que seu pai, o pioneiro Augusto Mendes dos Santos, sempre incentivou a sua vocação e contou que ele (Pe. Aroldo) chegou em Mamborê quando tinha 14 anos de idade, vindo de Pitanga, a pé, conduzindo porcos.


Pe. Ivan, Pe. Aroldo, seminarista e Pe. Francisco, durante a celebração

12/08/06 14:20 - Estudante. Comemorando o dia do Estudante o Colégio João XXIII realizou diversas atividades, nos 3 períodos, do dia 11 de agosto. Houve apresentações artísticas, espaço para leitura, karaokê, cachorro quente e jogos de integração.


Karokê: uma das atividades no Dia do Estudante

11/08/06 9:32 - Enquete. A repercussão da enquete sobre o pórtico tem sido muito boa e já conta com mais de 50 opiniões, em forma de texto. A coluna Política e Ação de Valdir Bonete (Jornal Tribuna) citou a enquete deste site, falando sobre o interesse da ADM - Agência de Desenvolvimento de Mamborê, com a mesma, que é o de levantar a discussão sobre o assunto e, qualquer medida que venha a ser tomada, realmente aconteça após um debate onde toda a comunidade e Poder Público possam tomar parte.

11/08/06 9:29 - Teatro. A Cia Mamborê de Teatro Mamborê apresenta, uma vez mais, a peça Quem Casa Quer Casa. Será hoje, no Centro Cultural, às 20:30 horas. Ingressos ao preço de R$ 3,00. Peça de Martins Pena e direção de Carlos Soares.

10/08/06 16:35 - Copa. A mamboreense Vanessa Sabrina Beltrani, que ganhou uma viagem para ver alguns jogos da Copa do Mundo, ficou 10 dias na Alemanha. Vanessa viu 3 jogos.


Vanessa e duas amigas brasileiras antes do jogo no qual a França tiraria o Brasil da competição

10/08/06 15:02 - Rotary. O Rotary Club de Mamborê realizou uma palestra na noite de ontem, na Casa da Amizade. O governador eleito do Distrito 4630, para o ano rotário 2007-2008, Amaury Cezar Cruz Couto, de Maringá, falou sobre o que é ser rotariano, situando o sócio de um Club como cidadão do mundo. Um grande número de convidados prestigiou a palestra, além dos membros do Club de Mamborê.


Governador eleito Amaury


Convidados e rotarianos participando da palestra

10/08/06 10:19 - Família. Fazendo parte da Semana da Família, hoje não há nenhuma programação na igreja, mas é o dia do terço nas famílias e a haverá o chamado foguetório, às 20 horas. Amanhã é o encerramento, às 20 horas, com a palestra Família no Mundo de Hoje, com o diácono Arthur e Anaí.

10/08/06 9:29 - Redação. O projeto Jovens Autores na Internet teve uma de suas fases concluída, com o concurso de redação realizado entre os alunos de uma série do Colégio João XXIII. Houve a colaboração das professoras Roni Amélia I. Tiburcio e Gilsamara T. Krauze. Após os textos serem analisados por alguns professores, a redação escolhida foi Copa do Mundo, escrito pela aluna Ana Carolina Moysa Ferreira. Parabéns à vencedora e a todos que participaram, pois todos ganham, quando o assunto é produção de texto. Abaixo, a redação escrita pela Ana Carolina:

COPA DO MUNDO 

A Copa do Mundo é um evento muito importante, que acontece de quatro em quatro anos, gerando muitos lucros, porém muitos gastos e com grande influência na vida dos países que dela participam.
A primeira Copa do Mundo correu em 1928 idealizada pelo francês Jules Rimet.
Esta competição mundial já fez muitos países famosos e gloriosos, dentre eles o Brasil, que é considerado por muitos como o país do futebol.
Já conquistou cinco títulos sendo que o primeiro em 1958 na Suécia; vice-campeões em 1950 no Brasil e em 1958 na França e dois terceiros lugares: na França e na Argentina.
Em 2006 nossa seleção decepcionou o país realizando jogos medíocres e preguiçosos com um time pouco confiante que ao invés de mostrar liderança, garra e a tão famosas ginga Brasileira, nos mostrou um time fraco e despreocupado.
Endeusados pelo povo, os jogadores esqueceram de honrar sua nacionalidade e o esporte que tanto lhes proporciona glória,dinheiro e fama.

08/08/06 14:43 - Família. No domingo houve a abertura da Semana da Família, com uma Missa e carreata pelas ruas da cidade. A Rádio União FM transmitiu a Missa e flashes durante a carreata. Um terço gigante foi solto e houve a bênção de mais de 160 veículos, no final da carreata. A programação tem continuidade hoje, com uma palestra às 20 horas, na Igreja Matriz.


Bênção dos veículos

07/08/06 16:20 - Bispo. No último final de semana, Dom Volodemer Koubetch visitou a igreja do rito ucraniano Santa Ana de Mamborê.


Bispo e a comunidade ucraniana


Bispo em visita à Igreja Santa Ana (Rito Ucraniano-Bizantino)

07/08/06 16:16 - TV. A dupla Luiz Cláudio e Giuliano estará, ao vivo, no programa da Hebe, no SBT, na noite de hoje. Giuliano, sobrinho de Luis Barranco, residiu durante 8 anos em Mamborê. Clicando aqui, você visita o blog do fã clube.

07/08/06 13:46 - Porco. A Loja Maçônica de Mamborê realiza a XI edição da Festa do Porco no Rolete. Será no dia 20 de agosto, a partir das 11 horas, no CTG. O custo é R$ 15,00 para adulto e R$ 8,00 para crianças. Abaixo de 7 anos, não pagam. Cada participante deverá levar talheres; os pratos serão fornecidos pela organização.

07/08/06 13:42 - Câmara. Recomeçam hoje as reuniões dos 9 vereadores de Mamborê. Como de costume, a Câmara se reúne às segundas e terças-feiras, a cada quinze dias. O horário das reuniões é 19:30 horas.

06/08/06 17:31 - Reunião. Na tarde da última sexta-feira o presidente da COAMO, Dr. José Aroldo Gallassini, esteve no Centro Cultural, realizando mais uma reunião com os cooperados. Gallassini fez uma retrospectiva do primeiro semestre e uma perspectiva para o segundo. Apresentou a situação geral da cooperativa e enfatizou bastante a importância de se evitar endividamentos, reduzir gastos com equipamentos e pessoal, bem como buscar outras fontes de renda, dentro da propriedade rural.


Dr. Aroldo Gallassini conduzindo a reunião

05/08/06 9:24 - Família. Amanhã acontece a abertura da Semana da Família. Após a Missa das 9 horas, na Igreja Matriz, um Rosário será solto, haverá uma carreata e bênção dos veículos. A Rádio União transmitirá a Missa e flashes durante a carreata.

03/08/06 13:51 - Cooperativismo. Reunião da COAMO Agroindustrial Cooperativa, com os cooperados de Mamborê, amanhã, às 15:30 horas, no Centro Cultural. O presidente da COAMO, José Aroldo Galassini, estará presente.

02/08/06 16:10 - Pórtico. Um assunto que necessita de muita discussão é a questão do “M” – pórtico da chegada do município, no formato da letra “M”. Construído na gestão de Ubiraci Pereira Messias (1989-1992), o “M” impede a passagem de máquinas agrícolas de grande porte, como colheitadeiras ou semeadeiras. Há mamboreenses que opinam pela demolição do pórtico. Estes citam os vários acidentes que ocorreram naquele ponto, ao longo destas quase duas décadas de existência do mesmo, devido à pista ser estreita. Outros, encaram o pórtico como um monumento que simboliza a nossa cidade e deve ser mantido. Para resolver o problema, poderia ser feita uma via ao lado do mesmo, para o desvio das máquinas. Como sugestão da ADM - Agência de Desenvolvimento de Mamborê, inserimos em nossa página, uma enquete e um espaço para saber a sua opinião. Clique na coluna à esquerda para votar na enquete. Além disso, solicitamos que clique em "Dê sua opinião sobre o destino do `M`" e dê a sua opinião, justificando a sua escolha. Lembramos que a sua opinião é publicada instantaneamente.

02/08/06 10:25 - Visita. O Bispo Auxiliar da Eparquia de São João Batista do rito Ucraniano-Bizantino, Dom Volodemer Koubetch, visitará a comunidade ucraniana da Igreja Santa Ana de Mamborê. Na sexta-feira, dia 4 de agosto, haverá encontro com as comissões da igreja; sábado, encontro com as crianças da catequese e Apostolado da Oração; domingo, dia 6, Missa às 9:30 horas e almoço comunitário, em seguida. O almoço pode ser reservado pelo fone 3568-2783.


Dom Volodemer Koubetch

01/08/06 9:28 - Festa. A tradicional festa da comunidade do Gavião acontecerá no dia 6 de agosto. Será a 22ª Festa da Costela. Haverá Missa às 10 horas. O início do torneio de futebol suíço será às 9 horas e oferecerá premiação até o 4º lugar. Um som ao vivo animará a festa, durante todo o dia.