Arquivo - Março de 2007
 
infomambo.com.br
   

31/03/07 Sáb 9:37 - Roberto Freire. Na tarde de ontem alguns mamboreenses estiveram no escritório do


Mamboreenses com Roberto Freire

Deputado Douglas Fabrício, em Campo Mourão, onde o presidente nacional do PPS Roberto Freire falou à imprensa e abonou algumas filiações. Às 20 horas ministrou a palestra “Conjuntura da Política Atual no Brasil", no anfiteatro da Faculdade Integrado. O Deputado Douglas, juntamente com o PPS, realizam este ano o curso de extensão "Jovem Líder Empreendedor". Este acontecerá em 10 módulos, nas tardes de sábado, em Campo Mourão e terá palestrantes como Professor Jacó Gimenez, Amani Spachinski, Cida Freitas, Douglas Fabrício, Rubens Bueno, Carlos Soares, Jair Elias, Raoni de Assis Marques, Arildo Freles, Carlos Rodrigues e Tauillo Tezelli. O início será em 28 de abril.


31/03/07 Sáb 10:05 - Aleluia. Numa promoção da CRM Produções, acontecerá o Baile de Aleluia no dia 7 de abril, no CTG. Convites antecipados com a Rose Detoni e no Dud´s Lanches.


30/03/07 Sex 13:27 - CPI adiada. De acordo como a coluna de Valdir Bonete, do Jornal Tribuna do Interior, a CPI do Legislativo mamboreense poderá ser adiada, pois o ex-chefe do Departamento de Saúde José Ângelo Giacomelli está na UTI de um hospital em Toledo. Por outro lado, o prefeito Henrique Sanches Salla também nomeou uma comissão para investigar os problemas na Saúde.
ALMOÇO DA AMIZADE

Local: Casa da Amizade - Data: 01/04/07

Cardápio: arroz branco, creme de milho,
salpicão, pernil suíno assado, coxa de frango
recheado, saladas de legumes e salada verde.
Sobremesa: bolo de coco com sorvete


Adulto: R$ 12,00
Criança 5-10 anos: R$ 6,00
Promoção: Rotary Club
Convites com os sócios do Rotar
y

30/03/07 Sex 8:45 - Gincana do João XXIII. O Colégio Estadual João XXIII está realizando a VIII Gincana de Integração, buscando promover a integração dos alunos entre si e com a escola, fortalecendo o espírito de solidariedade e amizade entre a comunidade escolar. A Escola de Pais é outro importante projeto do Colégio. Leia Mais e veja outras fotos...


Alunos participando da Gincana

30/03/07 Sex 9:25 - Esporte. No último domingo o MEC foi a Araruna, onde venceu a equipe local, na categoria Juniores, por 5 a 3, mas perdeu no Amador por 2 a 1. "O resultado não foi justo. A equipe do Mamborê Esporte Clube esteve bem melhor o tempo todo, mas não soube aproveitar as chances. Tivemos a chance de matar o jogo no início do segundo tempo, quando um jogador do araruna foi expulso. Perdemos muitos gols", explica Marcos Detoni, do Departamento de Esporte de Mamborê. No próximo domingo o jogo será em Iretama, com ônibus saindo às 11:30 e às 13:00 horas. A Equipe de Bocha de Mamborê, neste final de semana, estará representando o nosso município no Campeonato Paranaense de Bocha por equipe, na cidade de Maringá. Na última quarta-feira teve início  o 5º Torneio das Escolinhas de Base de Futsal Masculino e Feminino, categoria 7 e 8 anos. Sobre os JOCOP´S - Jogos Colegiais do Paraná, foi transferido para o período de 18 a 24 de maio.


30/03/07 Sex 8:40 - Semana Santa. Neste domingo, a Missa terá início em frente à Prefeitura, com a Bênção de Ramos, às 9 horas da manhã. Em seguida, todos seguem em procissão para a igreja. Clique aqui e veja a programação completa da Semana Santa.

30/03/07 Sex 8:31 - Fora do ar. Amanhã, sábado, o programa de entrevistas da Rádio União, apresentado por Osnir Moraes, não vai mais ao ar. Durante mais de dois anos, vereadores, prefeito, vice e pessoas da comunidade foram entrevistados várias vezes, levando a informação à comunidade. Era uma importante fonte de informação. Este site também fazia uso das informações divulgadas no programa, sempre citando a fonte, logicamente.


29-03-07 Qui 9:01 - Protesto. Funcionários públicos saíram nas ruas na manhã de hoje com faixas,


Manifestantes na Av. Augusto M. dos Santos


entrega de panfleto explicando o motivo da manifestação e o grito de guerra "Servidor na rua, prefeito a culpa é sua". Contou com a presença de Zulméia Aparecida da Silva da Coordenação da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Paraná e Presidente do Sindicado dos Servidores de Campo Mourão. Neste momento ainda estão percorrendo as ruas e farão uma concentração em frente a Prefeitura Municipal.


28/03/07 Qua 19:29 - Haverá CPI. Há menos de meia hora os 9 vereadores encerraram uma reunião sobre


Vereadores após a reunião


a questão da investigação do rombo na Saúde. De acordo com o presidente da Câmara, Sebastião Martinez, houve unanimidade dos vereadores quanto à instalação da CPI. De acordo com as regras, um vereador por partido deve participar da Comissão. O presidente da Câmara não participa da referida Comissão, apenas preside. Isso quer dizer que são 6 os vereadores que farão parte, o que não impede que os 9 vereadores participem da investigação. Martinez deixou claro que não vai se julgar a pessoa do Secretário e sim a questão da Secretaria de Saúde e os seus envolvidos. A parte jurídica está sob a responsabilidade da Dra. Claudimara de Souza e Dr. Carlos Adiel.


28/03/07 Qua 18:00 - Soltura de Peixes. Com presença de várias pessoas, aconteceu hoje a soltura de 120.000 alevinos, sendo metade pacu e metade piracanjuba. São espécies nativas da região, o que é apropriado para o repovoamento. O local escolhido foi o Rio Tricolor, no local conhecido como 4 Marcos, pois ali o município de Mamborê faz divisa com 3 outros municípios. Compareceram o prefeito Henrique Sanches Salla; vice Domingos Martins Pereira; os vereadores: Mauricio J. Massano, Dirlei M. Pereira e Claudinei Calori de Souza; Chefe do Núcleo Regional


Ponte sobre o Rio Tricolor


da SEAB Erickson Chandoha; Rômulo de Assis Lima, Gerente Regional da EMATER; Antonio Cezar Lopes de Medeiros Secretário Municipal de Meio Ambiente; Ariceu Sabakeviski presidente dos Amigos do Rio; Paulo Cesa da EMATER de Mamborê; Presidente do Rotary Club de Mamborê Vilson Olipa; Presidente da ACCOPAR, Ricieri Zanatta Neto; integrantes da Gague das Trilhas; alunos e professores do Colégio Estadual São Luiz Gonzaga, do Guarani, entre outros.


Ariceu Sabakeviski, Cezar Medeiros, Henrique Sanches Salla, Orley Moreira, Erickson Chandoha, Domingos M. Pereira



28/03/07 Qua 8:35 - Câmara Investiga. A sede do Legislativo Mamboreense esteve totalmente lotada na noite de segunda-feira, quando os vereadores debateram e decidiram investigar as contas do Departamento de Saúde do último trimestre de 2006, não aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde. Hoje, às 18 horas, haverá uma reunião entre os vereadores e a assessoria jurídica da Câmara. Estes analisarão se cabe a instalação de uma CPI ou outra forma de investigação. Quanto ao ex-secretário da Saúde do Município José Ângelo Giacomelli, sabe-se que está com sérios problemas de saúde, internado na região de Cascavel.


27/03/07 Ter 15:22 - Paralização. Em Assembléia realizada na noite de ontem, no Centro Cultural, o SISMMAM - Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Mamborê optou por um dia de protesto dos funcionários no dia 29 de março, a partir das 7:15 horas da manhã. Ontem, às 9 horas da manhã, houve uma reunião com a Administração Municipal, mas sem nenhum acordo. Nem os ônibus escolares deverão circular na quinta-feira, dia 29. Clique aqui e veja a nota completa do SISMMAM, explicando o motivo do protesto.


26/03/07 Seg 18:54 - Prato Típico-EXPOMAM. Como já estava praticamente definido, a festa da Leitoa


Reunião sobre a festa da Leitoa Mateira-EXPOMAM


Mateira vai realmente ser realizada juntamente com a EXPOMAM, em setembro. Houve uma reunião na tarde de hoje, na Prefeitura, com o prefeito, vice, secretários, representantes de entidades e pessoas envolvidas com a festa do Prato Típico. A preocupação de alguns tem sido o espaço para as barracas. A Administração pretende utilizar o espaço ao lado do pavilhão da igreja do Alto da Glória e o estacionamento do CTG, uma vez que o Prato será servido no domingo, dia 9 de setembro; o baile do Município será realizado no dia 6, liberando o estacionamento. Se necessário, a quadra da Escola Bento Munhoz da Rocha também poderá ser utilizada para se montar uma barraca.


26/03/07 Seg 9:29 - Apreensão. No último sábado, dia 24, em torno das 20:30 horas, a Polícia Militar de


Cigarro apreendido


Mamborê, comandada pelo Sargento Mário da Silva, apreendeu um caminhão lotado de cigarro contrabandeado. A carga, com 450 caixas grandes, totaliza 225.000 carteiras de cigarro. O caminhão Mercedes Benz 1113 estava trafegando pela estrada rural entre Guarani e Pranchinha. Devido à chuva, o caminhão atolou e o motorista pediu ajuda aos moradores, dizendo que o caminhão estava carregado com adubo. Estes acharam estranho a presença de um outro veículo junto, um Astra, e acionaram a polícia. O motorista forçou muito o caminhão e acabou com problemas mecânicos sendo rebocado até o Patrimônio Guarani. Estão presos A. C. N., 21 anos; E. L. K., 33 anos e o menor M. M. F., 16. Este foi ouvido e liberado. São de São José dos Pinhais, Lidianópolis e Capanema. As 450 caixas de cigarro serão encaminhadas à Receita Federal juntamente com os veículos.


25/03/07 Dom 15:19 - Secretária em Mamborê. No dia 29 de março, próxima quinta-feira, a Secretária de Estado da Cultura Vera Maria Haj Mussi Augusto, estará em nossa cidade. Às 10 horas da manhã, os Secretários de Cultura da 11ª Regional, que tem o mamboreense Cezar Medeiros na presidência, estarão reunidos para preparar a pauta de reivindicações para a Secretária. Às 14 horas, a reunião será com Vera Mussi. Haverá um tour pela cidade às 16 horas. No período da noite deverá haver um jantar, com a presença de prefeitos da região.


Secretária Vera Mussi


25/03/07 Dom - Teatro. A peça teatral Uns, Fé de Mais, Outros, Fé de Menos foi apresentada, uma vez mais, no sábado, no Centro Cultural, pela Cia Mamborê de Teatro. Esta que é dirigida por Chico Pinheiro e que agora está sendo coordenada por Carlos Soares.


Cia Mamborê de Teatro


24/03/07 Sáb 8:23 - Peixes. Os Amigos do Rio soltarão em torno de 120.000 peixes, repovoando o Rio Tricolor. Será na próxima quarta-feira, às 10 horas da manhã, na localidade conhecida como Três Marcos, por ficar na divisa de 4 municípios. Os peixes foram conseguidos através da SEAB, havendo uma parceria


com a Prefeitura Municipal - Departamento de Meio Ambiente. Informação obtida através do Ariceu Sabakeviski, em entrevista ao Programa Informativo Municipal, na Rádio União.


23/03/07 Sex 13:38 - Leitoa-EXPOMAM. A Prefeitura está convocando as entidades para uma reunião na próxima segunda-feira, às 15 horas, sobre a realização da festa do Prato Típico e da EXPOMAM. A 5ª Festa da Leitoa Mateira deverá ser em setembro, juntamente com a festa do Município. Provavelmente no dia 9 de setembro (domingo). A título de curiosidade, veja a quantidade de leitoas que foram servidas nos anos anteriores: 2003 - 30 leitoas; 2004 - 49; 2005 - 54; 2006 - 65 leitoas. Um total de 3700 refeições foram servidas na quarta edição da festa, em 2006.


23/03/07 Sex 13:32 - Páscoa. O vereador Dirlei Martins Pereira fará a distribuição de 2500 óvos de chocolate na véspera da Páscoa. Estes serão entregues a entidades da cidades e às crianças das comunidades rurais também.

22/03/07 Qui 10:55 - PROERD. Uma nova turma do Programa Educacional de Resitência às Drogas e à Violência - PROERD, já está em funcionamento em Mamborê. Este ano, é o soldado Edivaldo Aparecido Bottega, que está à frente do Programa em nosso município. O início dos trabalhos neste ano foi em 5 de março, envolvendo 6 escolas, sendo 5 da cidade e uma no Patrimônio Guarani. Um total aproximado de 370 alunos estão participando este ano. O final do curso está previsto para o dia 22 de maio, quando haverá premiações para os alunos que mais se destacarem com as suas redações. O objetivo do Programa é a prevenção às ofertas e ao uso de drogas e valores como o da cidadania, visando reduzir a violência e promovendo um melhor relacionamento entre todos.

22/03/07 Qui 9:41 - Prêmios. A ACIMAM, juntamente com a APAE, realizarão um festival de prêmios, no dia 22 de abril, às 17 horas, no Parque de Exposições. O valor da cartela é R$ 10,00 e os prêmios serão: 2 aparelhos de celular Nokia 1600 pré pago e 1 moto Yamaha YBR 0 km.

21/03/07 Qua 16:22 - Novo Jornal. Dentro de 90 dias um novo jornal impresso estará circulando em Mamborê. Trata-se de um jornal que já nasce grande, com tiragem de 5000 exemplares e circulação inicial em 5 municípios da região. Deverá ter edições mensais durante os 3 primeiros meses, sendo transformado em quinzenal, na sequência. De acordo com os idealizadores do mesmo o referido meio de comunicação será imparcial nas questões políticas.


20/03/07 Ter 18:07 - Alvará. Dia 30 de março vence o prazo para o pagamento do Alvará de Licença para localização, verificação e funcionamento dos estabelecimentos comerciais, industriais, autônomos e profissionais liberais,  para  o  exercício de 2007. Melhores informações no Departamento de Tributação da Prefeitura.


20/03/07 Ter 14:58 - Dengue. Confirmado um caso de dengue em Mamborê. Trata-se da estudante do Ensino Médio, A. C. M., 16 anos que apresentou alguns dos sintomas da doença. Após realizar os primeiros exames e aguardar os sete dias necessários para fazer a sorologia, comprovou a doença. Os principais sintomas que a garota teve foram febre alta, dor ocular, dor na panturrilha, além de dores no corpo. Agora, a estudante passa bem.


20/03/07 Ter 11:25 - Informática. O SISMMAM - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mamborê realiza o curso de informática básica. As matrículas se encerram hoje. O curso é destinado a filiados e não filiados do referido Sindicato. As aulas acontecerão de segunda a sábado nos períodos da manhã, tarde e noite.


19/03/07 Seg 10:08 - Teatro. A Cia Mamborê de Teatro apresenta a peça UNS, FÉ DE MAIS, OUTROS, FÉ DE


Edivaldo Conceição, Jocimara Correa e Rafael Moreira, durante a apresentação de Uns, Fé de Mais, Outros, Fé de Menos


MENOS. Será neste sábado, dia 24 de março, às 20:30 horas, no Centro Cultural Emília Martins Cruz. Convites ao preço de R$ 3,00 com os integrantes da Cia Mamborê de Teatro ou no local do evento. A Companhia, criada em 2004, já apresentou "Quem Casa Quer Casa" e "Piquenique no Front", além de outras peças curtas.


19/03/07 Seg 8:08 - Futebol. O Mamborê Esporte Club estreiou com derrota, na tarde de ontem, no


Torcida prestigiando o jogo



Momento que o América marcou o 2º gol

Campeonato Amador deste ano. O jogo foi no Estádio Ernesto Carlos Look, de Mamborê, contra o América de Campo Mourão. O resultado foi 3 x 0 tanto no Amador quanto no Juniores. O próximo jogo será com o Araruna.


17/03/07 Sáb 23:28 - Assembléia. Um dos requerimentos que o deputado Douglas Fabrício apresentou na Assembléia esta semana foi o do Rotary Club de Mamborê (ver notícia de 15/03/07 Qua 10:08, neste site). A seguir, a nota publicada pelo site de notícias de Campo Mourão CRN Online, na data de hoje:

"Três importantes requerimentos do deputado


estadual Douglas Fabrício (PPS) foram aprovados nesta semana no plenário da Assembléia Legislativa.

O deputado solicitou ao delegado da Receita Federal de Maringá a destinação de veículos e a implementação do Bazar Beneficente, com produtos apreendidos pela Receita para o município de Mamborê onde sete entidades serão atendidas."


17/03/07 Sáb 22:43 - Paz. As Escolas Estaduais e Municipais de Mamborê realizaram uma passeata pelas ruas da cidade, na manhã de sexta-feira. O manifesto terminou na Praça das Flores. A iniciativa foi da Escola Estadual Rui Barbosa.


Alunos na Praça das Flores


17/03/07 Sáb 22:50 - Novo Presidente. Na última quarta-feira, dia 14 de março, foi eleito o presidente do Rotary Club de Mamborê que assumirá o Club em julho de 2008. Francisco Giroldo, 50 anos, tem mais de um ano para se preparar para a presidência. Francisco é engenheiro agrônomo e é casado com Olga Slawski Giroldo. Pai de Vitor e Giovana. Esta é presidente do Rotakid Club. No mês de julho de 2007, precedendo Giroldo, quem assume é Celso Bittencourt, 39 anos.


Francisco Giroldo


16/03/07 Sex 21:46 - Mudanças na Saúde. José Ângelo Giacomelli responde pela Saúde do Município até segunda-feira, dia 19 de março. A partir daí, a

função será exercida pela assistente social Márcia Matozo.


16/03/07 Sex 21:30 - Contas não Aprovadas. Na última reunião do Conselho Municipal da Saúde, houve a votação da prestação de contas do último trimestre de 2006 (outubro, novembro e dezembro), do Departamento Municipal de Saúde. Dos 16 membros do Conselho, 10 compareceram na reunião. Dos 10, apenas 2 votaram a favor da prestação de contas.


Portanto, 8 membros não aprovaram a mesma. Chegaram a esta conclusão, após a constatação de irregularidades feitas por uma Comissão, formada por 4 pessoas, em uma reunião anterior, do Conselho. Agora, a não aprovação das contas consta na ata da reunião e será encaminhada ao Tribunal de Contas.


16/03/07 Sex 10:32 - Festa. A dupla Hugo Pena e Gabriel estará, no dia 24 de março, no CTG de Mamborê. Convites antecipados (primeiros 500) ao preço de R$ 12,00, no Dud´s Lanches (fone 3568-1518); Vadilson e Jaqueline (celular 9915-5699). Após a venda dos 500, o preço será R$ 15,00. Na portaria, R$ 20,00. Os mesmos telefones podem ser utilizados para a reserva de camarotes elevados (camarotes do Jornal Eventos).



Hugo Pena e Gabriel, em Curitiba, em 1/3/07


16/03/07 Sex 9:38 - Reunião. A ACIMAM realizou uma reunião na noite de ontem, na Casa da Amizade. Presença do presidente da Associação Edson Pereira Carvalho; vice, Odair Ratz; secretário, João de Castro; tesoureiro, Luis Carlos Barroso; Conselho Fiscal:

Ernesto Radecki e Maurício Rotta; Conselho Deliberativo: Fátima Tozoni. Cristina Schneider, consultora regional da FACIAP ministrou uma palestra e realizou uma dinâmica. O prefeito municipal Henrique S. Salla deixou uma mensagem aos participantes. Os integrantes da equipe da ACIMAM apresentaram a situação que receberam a Associação em julho de 2006. Na época, havia um saldo negativo de R$ 7.511,78. O último balanço feito, em 28 de fevereiro de 2007, estava com R$ 6.464,46 (positivo). Reformas foram feitas e pintura na sede, com mão de obra da Prefeitura, além da aquisição de uma bicicleta. Os gerentes da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, Sigaki e Edenilson, respectivamente, bem como a responsável pelo Banco Social, Vânia Maria Rodrigues de Souza, apresentaram algumas formas de ajuda financeira que o empresário ou futuro empresário pode obter para o seu negócio. Foram apresentados os próximos trabalhos da ACIMAM: realização da Feira Ponta de Estoque e da promoção de Páscoa, como já noticiamos no dia 14/3/07 (ver abaixo).



Dinâmica realizada com os participantes


Presidente da ACIMAM - entrevista à TV Carajás


15/03/07 Qua 10:08 - Rotary. Na semana passada o presidente do RC de Mamborê Vilson Olipa, esteve no escritório do Deputado Estadual Douglas Fabrício,


Deputado Douglas e presidente do RC de Mamborê


representante da região na Assembléia Legislativa, encaminhando pessoalmente um ofício, solicitando a intercessão do mesmo junto à Delegacia da Receita Federal em Maringá, na tentativa de sensibilizá-los quanto à necessidade que carece a comunidade mamboreense da liberação de mercadorias apreendidas pela Receita, para a realização de um bazar beneficente. São dois projetos que o Rotary Club de Mamborê encaminhou à Delegacia da Receita Federal, sendo o primeiro em 2005, durante a gestão do presidente Marino Mugnol, solicitando mercadorias para a realização de um bazar, as quais beneficiariam 7 entidades; o segundo projeto foi enviado em 2006, já durante a gestão do presidente Vilson Olipa, solicitando um veículo para a ARAMAM - Associação de Recuperação dos Alcoolistas de Mamborê.


14/03/07 Qua 16:40 - Acidente. Um grave acidente ocorreu na noite de ontem na rodovia PR 466, próximo


Caminhão Scania 113, conduzido por Emerson


a Pitanga, envolvendo uma carreta conduzida pelo mamboreense Emerson  Baiser, de 29 anos de idade, um bitrem e uma camionete. No acidente (foto Rádio Pitanga) faleceram o condutor Emerson e seu filho Caíque Vicente Baiser, de 4 meses de idade. A esposa foi hospitalizada. Os corpos chegaram a Mamborê no início da tarde de hoje e serão sepultados amanhã, dia 15, após a Missa de corpo presente, que será às 8 horas da manhã, na Igreja Matriz. Emerson era filho de Estefano Baiser.


14/03/07 Qua 11:19 - Câmara. Os vereadores aprovaram, nas reuniões de segunda-feira e ontem, a alteração do cargo Chefe da Administração Geral para Assessor de Relações Institucionais. Informações


não oficiais dão conta de que a nova função será exercida pelo atual secretário da Saúde José Ângelo Giacomelli.


14/03/07 Qua 8:37 - Ponta de Estoque. Em entrevista à Rádio União, na manhã de hoje, Edson Carvalho, presidente da ACIMAM e Luis Carlos Barroso, tesoureiro, falaram da reunião que acontece amanhã, às 19 horas, na Casa da Amizade. Divulgaram a novidade, para Mamborê, que será a realização da 1ª Feira Ponta de Estoque, nos dias 21 e 22 de abril, no Parque de Exposições. Durante a Feira, acontecerá o sorteio de uma moto e outros prêmios, numa promoção da ACIMAM e APAE. Outra realização da ACIMAM é a promoção de Páscoa que sorteará:
1 - Um almoço no domingo da Páscoa (leitoa mateira para 20 pessoas);
2 - Uma cesta de Páscoa;
3 - Um ovo de Páscoa


13/03/07 Ter 21:52 - Guarani. Inaugurada, no último dia 8, a Escola Monteiro Lobato no Guarani, com a presença de várias autoridades.

Autoridades presentes na inauguração


11/03/07 Dom 13:11 - Idosos. A Casa Asilar atende atualmente 16 idosos, sendo 10 homens e 6 mulheres. De acordo com a Zenilda, uma das responsáveis pela Casa, além de idosos sem famílias, há alguns que são vítimas de maus tratos, alcoolismo e com problemas mentais também.

09/03/06 Sex 20:25 - Prisão. Está preso o marido de Maria Helena Brunetta, assassinada na madrugada da última quarta-feira. De acordo com o delegado da Polícia Civil Dr. Antonio César Pereira dos Santos, J. T., de 44 anos, apresentou diferentes versões nos 3 depoimentos prestados à Polícia. Ele é o único suspeito. As investigações continuam.

08/03/07 Qui 14:26 - Mulher. A APAE promoverá um Chá Bingo em homenagem ao Dia da Mulher. Será em 17 de março, a partir das 15 horas, no Salão Paroquial. Cada convite custa R$ 7,00, pode ser adquirido na APAE e dá direito a uma cartela de bingo. Há parcerias com lojas de roupas da cidade e haverá desfile com alunos e não alunos da APAE. No cardápio, há pães, bolachas, tortas, bolos e chá - tudo produzido na própria APAE.

08/03/07 Qui 14:01 - Sorvete. Acontecerá, no dia 18 de março, a III Festa do Sorvete do Projeto Arte e Vida. Será na Praça da Igreja Matriz, das 14 às 19 horas. Convites ao preço de R$ 1,00, com direito a duas bolas de sorvete, podem ser adquiridos no Projeto Arte e Vida ou no local.


08/03/07 Qui 11:29 - Soltura. Aconteceu há poucos minutos a soltura de 15.000 alevinos na Fazenda Três Lagoas. Resultado de convênio entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o IAP, pacu e corimba vão repovoar o rio Sununu. Fizeram uso da palavra o secretário de Meio Ambiente, Cezar Medeiros, Paulo Cesa, da EMATER e Ricardo de Jesus Carvalho dos Santos, do IAP, de Campo Mourão. Alunos e professores do Colégio João XXIII e da Escola Rui Barbosa também estiveram no local.


Professoras Elizete e Dilce; Vereador Nei, Paulo Cesa, Ricardo de Jesus e Cezar (discursando)


Alunos com os alevinos, minutos antes da soltura



Xisto Pazian, Flavio Borgo e Cezar Medeiros - momento da soltura

 

 

 

 

 

 

 


07/03/07 Qua 14:34 - Assassinato. Foi assassinada, a golpes de faca no pescoço, na última noite, Maria Helena Brunetta, de 53 anos de idade. Ela estava em casa. De acordo com a investigadora Rosangela, nenhum suspeito foi preso até o momento. O seu marido está no Centro de Saúde, se recuperando do estado de choque para daí prestar depoimento.


07/03/07 Qua 14:26 - Peixes. Haverá soltura de alevinos amanhã, dia 8, às 10 horas, na Fazenda Santo Antonio. O convite é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na ocasião, serão comemorados o Dia da Mulher e o Dia da Água.


07/03/07 Qua 9:33 - Plebiscito. Está nas mãos do Legislativo Municipal a realização do Plebiscito que deverá ouvir a população do Guarani, para saber se desejam que o Patrimônio seja elevado à categoria de Distrito. A Justiça Eleitoral comunicou que cabe aos vereadores a realização do mesmo. A autoria do projeto de criação do Distrito é do vereador e ex-presidente da Câmara Maurício Jotta Massano.


06/03/07 Ter 19:22 - Cursos. O SENAR e Sindicato Rural de Mamborê apresentam os cursos que serão realizados em março, no Centro de Aprendizagem Rural - CAR:
13 a 14 de março - Cultivo de Eucalipto
26 a 27 - Panificação
28 a 30 - Aplicação de Agrotóxicos
Melhores informações no CAR, ou através do telefone 44 3568-2573, com Xisto Pazian.


06/03/07 Ter 19:05 - Esporte. O jogo de estréia do Mamborê Esporte Clube no Campeonato Amador deste ano será no dia 18 de março, contra o América de Campo Mourão. Outras informações sobre o Amadorzão e notícias do esporte, clique aqui.

06/03/07 Ter 8:28 - Inauguração. A Escola Municipal Monteiro Lobato será inaugurada no dia 8 de março, às 20 horas, no Patrimônio Guarani. Antes da existência desta escola, os alunos do Ensino Primário estudavam nas instalações da Escola Estadual São Luiz Gonzaga.


06/03/07 Ter 8:23 - ACIMAM. Apresentamos a programação da reunião da ACIMAM, do dia 15 de março, às 19 horas, na Casa da Amizade:
19:00 h - Coquetel e bate-papo
19:30 h - In ício da reunião
Assuntos: Presta ção de contas / resultado da promoção 2006; Promoções 2007; Treinamentos e capacitações; As ações das ACES, com esplanação de Cristina da FACIAP.


05/03/07 Seg 15:58 - Liderança. A Comissão Serviço de Animação Vocacional realizará, nos dias 24 e 25 de março, um curso para liderança de jovens, no salão paroquial. A idade mínima é 15 anos.


02/03/07 Sex 14:14 - Emprego. O portal de notícias mourãoense Bocasanta.com.br divulga, na sua edição de hoje, a classificação dos 25 municípios da região, de acordo com o número de empregos formais que foram criados no ano passado. Mamborê aparece em último lugar, ficando na posição 379º dos municípios do Paraná, que tem 399 municípios. Portanto, apenas 20 municípios no estado tiveram uma geração de emprego pior que Mamborê.


02/03/07 Sex 10:33 - Páscoa. A ACIMAM já está se mobilizando para a realização da promoção de Páscoa, incentivando as compras no comércio de nosso município. Os brindes serão:
1 - Um almoço no domingo da Páscoa (leitoa mateira para 20 pessoas);
2 - Uma cesta de Páscoa;
3 - Um ovo de Páscoa
O sorteio será no dia 05 de Abril, Quinta-feira Santa.


02/03/07 Sex 10:30 - Meio Ambiente. Com presença do Procurador do Estado Dr. Saint Clair Honorato Santos, foi realizada, na tarde de ontem, na sede da Câmara de Vereadores, uma reunião, promovida pela representante estadual na Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Rosemari Hauenstein Ruch. A reunião foi em parceria com o Ministério Público do Estado do Paraná para os administradores dos municípios da COMCAM. O Dr. Saint Clair falou e esclareceu sobre os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, as leis referentes ao assunto e cobrou a apresentação de cada Prefeitura, para os munícipes, em Audiência Pública sobre o que se faz e quanto custa aos cofres municipais, como também ouvir os questionamentos e pedidos a ele dirigidos. Extremamente esclarecedora a reunião contou com a presença de representantes das secretarias das áreas de Meio Ambiente, Educação e Saúde. Os secretários também apresentaram suas realizações e o que ainda pretendem realizar num futuro próximo para melhorar a destinação do lixo,
material hospitalar e material reciclável em cada município. Sem dúvida, o maior incentivo em todas as áreas é a redução de consumo e reutilização do material reciclável. Outros parceiros importantes para a realização deste evento foram o Prefeito de Mamborê Henrique Sanches Salla e Sebastião Antonio Martinez, presidente do Legislativo Municipal.


Palestra na Câmara


01/03/07 Qui 13:31 - Santa Casa. O Pe. Pedro Speri, ex-provedor da Santa Casa de Goioerê, realizou uma palestra na noite de ontem, na Casa da Amizade. Esclareceu muitas dúvidas, falando das inúmeras dificuldades para se manter um hospital assim. Juntamente com o padre, estava um responsável pela parte financeira da Santa Casa de Goioerê. A experiência deles é de um trabalho que já dura 18 anos. No momento, as contas só não fecham o mês com saldo negativo de R$ 15.000,00 devido a um bazar beneficente, realizado com mercadorias apreendidas pela Receita Federal e que rendeu mais de R$ 100.000,00. A Dra. Dolores M. Spigolon, uma das proprietárias do Hospital Santo Antonio, colocou a situação do mesmo. A assistente social Márcia Matozo, que já foi secretária da saúde do município de São João do Triunfo, PR, falou da experiência naquela localidade. A reunião contou com a presença 45 pessoas da comunidade. Entre estes, nenhum representante do Executivo e nem do Legislativo. Jairo Arruda, presidente do Conselho Municipal de Saúde, coordenou a reunião. Decidiu-se formar uma equipe para dar sequência aos trabalhos pois, apesar das dificuldades, acha-se que é a solução para que o hospital continue em funcionamento.


Pe. Pedro com a comunidade


01/03/07 Qui 13:20 - Calendário. Algumas entidades, escolas, comunidades, etc estiveram reunidos na tarde de ontem, no Centro Cultural, juntamente com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Cultura, Cezar Medeiros, para a elaboração do calendário de eventos para o primeiro semestre de 2007. Alguns eventos previstos para o segundo semestre também constarão do calendário.


Discussão para elaboração do calendário


01/03/07 Qui 13:11 - Posto. Nesta foto, tirada na tarde de ontem, os tanques eram retirados e parte da cobertura do posto, também.


Imagem triste


01/03/07 Qui 13:03 - Romaria. No mês que vem acontecerá uma viagem a Aparecida do Norte, SP, com visita a Campos do Jordão, Guaratinguetá e Canção Nova. O valor da passagem é de R$ 290,00, incluindo a hospedagem no Hotel Colinas e a maior parte das refeições. A saída de Mamborê será no dia 27 de abril, às 18:30 horas. Chegada em Mamborê, dia 1º de maio (feriado). Outras informações podem ser obtidas na Pastoral da Criança.

01/03/07 Qui 13:01 - ACIMAM. A Associação Comercial e Industrial de Mamborê - ACIMAM realizará uma reunião no dia 15 de março, na Casa da Amizade. Horário: 19 horas.