infomambo.com.br

 
O Portal de Notícias de Mamborê

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

25/08/08 Seg 18:10 - A vencedora da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa - Etapa Municipal, do Colégio Estadual João XXIII, foi a aluna Meiryellen Juliana Galvão da 2ª série A, do período matutino.

Veja o texto escrito pela Meiryellen:

O AR PURO QUE SE CONTAMINA

Vivo em um lugar onde a cor predominante é o verde, seja ele da natureza ou das plantações, sem contar com colorido das flores, a sabor dos frutos da época, o canto dos pássaros a cada manhã e a cachoeira para se refrescar nos dias quentes de verão.

Apesar de bonito não tem as comodidades que a cidade oferece, pois é um lugar onde não tem muitos vizinhos, então fica-se muito sozinho; além de ser complicado no deslocar-se para à escola precisando, assim, levantar sedo para pegar o transporte e chegar tarde em casa ao retornar, ou até mesmo ficar participando de cursos ou projetos em horário contra turno, pois é mais difícil o acesso à cidade.

Uma questão que há muito tempo vem ocorrendo, só que hoje com maior freqüência é sobre o uso dos agrotóxicos na área rural, no lugar que eu vivo.

O ar que sempre foi fresco e limpo sem nenhuma poluição está sofrendo modificações por motivo de sobrevivência dos produtores rurais, sendo que a região é essencialmente agrícola. São grandes propriedades de terra, e com essas plantações agrícolas vem também os insetos e doenças que as afetam e para combatê-las  e preveni-las é preciso o uso de agrotóxicos que acabam poluindo  o meio ambiente, além de intoxicar e pode levar pessoas à morte.

De acordo  com a Organização Mundial de Saúde - OMS, cerca de 3 milhões de pessoas sofrem intoxicações  agudas, e o numero de mortes atinge

 

20000 pessoas anuais em todo o mundo. Só no Brasil, dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, estima-se que morrem 5000 trabalhadores vítimas de intoxicação por agrotóxicos.

Segundo informações do SINAN (Sistema de Informações de Agravos  de Notificação) do município de Mamborê, nos anos de 2002 a 2007 foram registrados 30 casos de intoxicações por agrotóxicos, dentre eles: Furazin,Rondup,Tamaron,entre outros.Salientamos também que somente esses casos foram registrados mas muitos não procuram o SUS (Sistema Único de Saúde) para os referidos tratamentos.    

Porém, sem uso deles  é muito difícil controlar as doenças e insetos  nas plantações, então é indispensável o uso dos mesmos para poder ter um bom rendimento na produção, pois é da lavoura que saem todos os alimentos  que são colocados à mesa de toda a população brasileira.

Em entrevista realizada com Paulo Cesa, Engenheiro Agrônomo do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, enfatizou que: “O uso indiscriminado de agrotóxicos provoca a contaminação do ar,da água, da terra e dos alimentos que consumimos. Pode haver diminuição do seu uso, desde que se faça o trabalho de manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, de forma que sejam usados produtos adequados e seletivos que controlem as pragas e doenças, mais preservem as populações benéficas. Fazendo-se isso, haverá uma diminuição expressiva do uso dos venenos,tornando nossos campos mais sadios e melhor de se viver.”

Um lugar calmo e tranqüilo, mesmo sem o ar pura de antes, tem ainda grandes belezas a serem vistas, podemos pisar descalços  na terra, correr sentindo o vento  bater  na face, livres, soltos... Enfim, tendo a natureza perto de mim. Assim é o lugar onde vivo.