trnoticias.com.br
Portal de Notícias | (infomambo)



01/08/09 Sáb 16h30  

PRESBITERIANA

 
Neste mês a Igreja Presbiteriana do Brasil comemora 150 anos, no Brasil. Publicamos, abaixo, um artigo do Pastor Darly, sobre esta importante comemoração e também algumas fotos históricas da Igreja em Mamborê.  

 

O SESQUICENTENÁRIO DA
IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL

Sl 46.10 “Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus

No dia 12 de agosto de 1859, na Baía de Guanabara, de barco a vela, chegava um jovem americano, de apenas 26 anos, chamado Ashibel Green Simonton. O jovem Pastor Presbiteriano tinha limitações na língua, na música, mas, tinha em seu coração uma paixão muito grande por almas, e agora também pelo Brasil.

Mas, nem tudo era tão romântico, Simonton enfrentou muitas lutas: foram quase 4 anos para ver o primeiro fruto brasileiro; enfrentou a febre amarela que dizimava muitas vidas no Brasil; enfrentou a perseguição religiosa; e enfrentou a dor mais profunda de sua vida: com apenas 1 ano e 3 meses de casado, tornou-se viúvo, a Miss Hellen Murdock foi ceifada deixando uma filhinha de 9 dias para criar. Pr Simonton viveu pouco: aos 34 anos de vida, a febre amarela também o levou. Apenas 8 anos de ministério. No leito de morte, suas últimas palavras foram: ‘Deus levantará alguém para tomar o meu lugar, Ele fará o Seu trabalho com seus próprios instrumentos. Nós só podemos nos apoiar nos braços eternos e estar quietos.’ E citou Sl 46.10 “Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus”. E assim Deus o levou.
Pr Simonton pouco viu dos seus sonhos, 3 Igrejas pequenas e algumas dezenas de Presbiterianos.

Talvez, o Eterno assim o fez para nos ensinar que esta obra não é de homens, mas, é Sua.

Hoje, temos centenas de Escolas e Universidades; temos milhares de Igrejas e Pastores; em suas diversas vertentes, somos milhões de Presbiterianos esparramados por todo o Brasil.

O Presbiterianismo chegou ao Paraná trazido por seu primeiro Presbiteriano e também Pastor genuinamente brasileiro, José Manoel da Conceição em setembro de 1885, há 124 anos, na cidade de Curitiba.

O primeiro culto Presbiteriano em Mamborê foi dirigido pelo Rev. José Costa entre os anos 1956-7, no sítio, na sala da casa do Sr João Luiz Fernandes (Juquita), com cerca de 20 pessoas.

Alguns anos depois, no dia 4 de setembro de 1964, na sala da casa de José Luis Fernandes (Juquita pai), lugar onde moram hoje nossos irmãos Arlei e Zélia, com 31 pessoas, foi feito o culto de fundação da Congregação Presbiteriana do Brasil na cidade de Mamborê. No mesmo ano, a Prefeitura Municipal doou uma data (local do nosso templo) e o irmão Juquita (filho) doou a outra (local do escritório pastoral) e no dia 15 de novembro de 1964, apenas 2 meses e 11 dias depois da fundação, há 45 anos, foi feita a inauguração de nosso primeiro templo, sendo que esta data, o dia 15 de novembro, passou a ser o referencial de aniversário.

Chegamos ao sesquicentenário! Ao terceiro jubileu! Aos 150 anos de Presbiterianismo no Brasil.
A todos aqueles que lutaram por esta Igreja e já se foram: nossa gratidão; a todos que estamos aqui: nossa responsabilidade de compromisso; a todos os que virão: nossa esperança que levem esta Igreja avante até o dia do Senhor Jesus.

Parabéns Igreja Presbiteriana do Brasil!

Rev. Darly Thomé da Silva – IPB de Mamborê-PR
Presidente do PRVI (Presbitério Vale do Ivaí)

 


1º Templo, em Mamborê (1964 a 1983)


2° Templo (1983 a 1999)


3° Templo (1999)


Interior da Igreja


Templo e escritório

 

PASTORES QUE JÁ ESTIVERAM À FRENTE DA IGREJA PRESBITERIANA DE MAMBORÊ

Dorival da Costa - Pastor Licenciado - de janeiro a dezembro de 1984.
Hoje residente na cidade de Maringá.

Sebastião de Souza Terrão - Evangelista - de janeiro a julho de 1987.
Hoje Pastoreia uma Igreja Presbiteriana em Patos de Minas-MG.

Levi Emerick Porto - Pastor - de janeiro a dezembro de 1989.
Hoje Pastoreia uma Igreja Presbiteriana em Campinas-SP.

Aparecido Severiano - Evangelista - de janeiro a dezembro de 1991.
Hoje é Evangelista em uma Igreja Presbiteriana no Sul de Minas Gerais.

Darly Tomé da Silva - Evangelista - de 1992 a 1995.

Eleazar Rodrigues Sobrinho - Pastor - de 1996 a 1999.
Hoje Pastoreia uma Igreja Presbiteriana na região de Ribeirão Preto-SP.

Darly Tomé da Silva - Pastor - de janeiro de 2000 até a atualidade.