trnoticias.com.br
Portal de Notícias

COLUNA ECONOMIA
Tiemi Micheli Asano

Página Principal

 

 

 
ECONOMIA DOMÉSTICA

 

Algumas pessoas quase enlouquecem ao final de cada mês pensando na infinidade de contas a pagar. Em alguns casos mais extremos, chegam a ter que escolher qual conta pagar, pois sua renda não dá para cobrir todas as despesas. A culpa comumente é atribuída ao empregador e à baixa remuneração salarial. Sim, esta realmente é uma das causas, haja vista que o salário mínimo do brasileiro é vergonhoso! Porém, não a mais relevante. Isso geralmente ocorre por conta do mau planejamento de sua vida financeira.

Um bom planejamento financeiro é fundamental não só para a sobrevivência de uma empresa, mas também para sua própria. Ao pensar em Economia Doméstica, o que vem à mente é que se deve economizar por meio da antiga idéia de guardar dinheiro embaixo do colchão. N ão é bem assim! A Economia Doméstica, assim como os demais ramos da Economia, parte do princípio de que devemos gerir nossos recursos disponíveis da melhor maneira possível, já que são escassos. Para isso é necessário muita disciplina e controle dos gastos.

Sua família também é sua empresa. Saiba administrá-la.  Anote todas as despesas mensais de um lado e as receitas (salário, e outras fontes de renda) do outro. Some as duas colunas. Ao final diminua do seu total de receitas o total de despesas. Se o saldo for negativo, você deverá repensar e começar controlar os seus gastos.

Procure eliminar gastos que não são essenciais. Toda vez que for comprar algo, pergunte-se no mínimo duas vezes se está de fato necessitando deste produto, e se o beneficio dessa compra compensa o gasto. Seja um consumidor consciente. Procure qualidade e durabilidade ao invés somente de quantidade e preço. Comprar objetos de segunda mão também pode ser uma alternativa. H á alguns semi-novos ótimos a bons preços. Fique atento às ofertas nos supermercados, aproveite as liquidações (aviso: não se deixe ludibriar pelas liquidações e sair comprando

 

 

tudo que ver pela frente; aproveite para comprar o que realmente precisa, pelo menor preço), acostume-se a pesquisar preços, a pedir descontos, antes de ir ao supermercado faça uma lista do que você realmente precisa e procure não comprar além disso, não desperdice água, alimentos e energia elétrica (além de aliviar o seu bolso, você estará contribuindo com o planeta), procure negociar seus prazos e vencimentos para uma data conveniente com a de seu pagamento (para evitar atrasos e juros), evite ter contas em vários bancos para evitar taxas e tarifas (converse com seu gerente e negocie pacotes que melhor atendam suas necessidades), quando usar seu cartão de crédito nas compras parceladas fique atento aos juros, pois é uma compra a vista, o seu banco parcelará a sua compra e não a loja!

Para conseguir colocar o seu plano financeiro em prática é necessário envolver todos que fazem parte das despesas: marido, esposa, filhos... Todos devem colaborar e ter consciência da necessidade de manter o padrão orçamentário previamente definido. O que não significa que deverão viver no aperto. Isso pode ocorrer até que se tenha novamente o controle da situação, mas salvo isto, esse controle será um facilitador no planejamento da compra de um carro novo, uma viagem, ou aquele curso necessário para qualificação profissional.

Uma boa administração financeira significa gastar dentro dos limites do que se ganha.

E se mesmo com todo seu planejamento financeiro seus gastos ainda forem maiores, invista na sua qualificação profissional e procure outras fontes de renda.

"Sem economia ninguém pode ser rico; e com ela poucos serão pobres". (Samuel Johnson)

Tiemi Micheli Asano
Estudante do 4º ano de Ciências Econômicas
da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - FECILCAM
tiemi_85@hotmail.com
Mamborê-PR