trnoticias.com.br

HISTÓRIA, SÍMBOLOS
E DADOS
www.infomambo.com.br
A Notícia em Tempo Real
   

 

 

Dados de Boa Esperança-PR  


Gentílico: boa-esperancense
População: 4.785 (IBGE 2008)
Localização: 24°14'32" Sul e 52°47'19" Oeste
Área do Município: 307,381 km² ou 311,225 km²
Altitude média: 550 m
Distância da capital (Curitiba): 483 km
Prato Típico: Vaca Atolada (último domingo de julho)
Feriados municipais:
-Emancipação: 14 de dezembro (1964)
-Padroeira: 8 de setembro (Nossa Senhora da Guia)

Prefeito: Claudio Gotardo (2009- )
Vice: João Pietrowski
Vereadores: Alair José Ferreira, Adalberto Ferreira Lopes, Ernildo Magalhães Gonçalves, Gilson Martins, João Maciel Azevedo, Marcos Antonio Buscariol, Wenderson Aparecido Pereira dos Santos, Sérgio José Barbosa e José Arleno dos Santos (presidente da Câmara 2009- )



Localização no Estado do Paraná

Símbolos de Boa Esperança-PR  



Bandeira

 


Brasão

História de Boa Esperança-PR  


O primeiro nome dado à localidade foi de "Barreiro do Oeste", devido às dificuldades de se trafegar pelas estradas, nos dias de chuva.

As primeiras famílias de Barreiro do Oeste foram as de Manoel Luíz Cândido, André Bacas, Albino Inácio, Navarro, Antônio Vicente, Joaquim Ribeiro da Silva, Manoel Caldeira, João Pietrowiski, Nasciso Spolodori, Guimarães, Gasparello e outras.

Em 1950, Barreiro Grande tinha bom desenvolvimento, com casas de comércio espalhando-se ao longo da rua principal. A Lei Estadual n.º 613, de 27 de janeiro de 1951, criou o distrito de Barreiro do Oeste.

Através da Lei Estadual n.º 4.844, de 6 de março de 1964, sancionada pelo governador Ney Braga, foi criado o município, porém com denominação alterada para Boa Esperança. O território foi desmembrado dos municípios de Janiópolis e Mamborê, sendo instalado oficialmente em 14 de dezembro de 1964. O nome foi sugestão da própria comunidade, demonstrando o otimismo dos colonizadores, que apesar das dificuldades encontradas previram um futuro melhor.

Fonte: Helena José da Silva de Oliveira
  





 

Fotos de satélite