15/04/10 Qui 13h50  
CENÁCULO  

Acontecerá, de 16 a 18 de abril, o 4º Reencontro do Cenáculo de Maria da Área de Mamborê, no Salão Paroquial.

No domingo (18) será realizada uma festa em comemoração aos 10 anos do Cenáculo. Será a partir das 14h, no salão paroquial. Todos os cenantes são convidados a participar; mesmo aqueles que não puderem participar do Reenconto.

 

O encerramento será com a Missa das 19h, na Igreja Matriz.

Veja, abaixo da foto, o histórico do Cenáculo.

 

HISTÓRICO DO CENÁCULO EM MAMBORÊ-PR

 

Cenáculo de Maria

O Pe. Benno Leopoldo Petry, pároco de Mamborê-PR, na época e seu sobrinho, José Fernando Petry, cenante desde 1988 e coordenador do Movimento no Vicariato de Montenegro-RS, idealizaram o 1º Cenáculo de Maria da Área de Mamborê. Com o auxílio da Pastoral da Juventude lançou-se o convite às Capelas e Paróquias do Decanato de Ubiratã, para o qual vieram 53 participantes em abril de 2000. Neste curso vieram 40 cenantes do Vicariato de Montenegro para coordenar a realização do mesmo.

No ano seguinte, abril de 2001, aconteceu o 2º Cenáculo de Maria, iniciando assim o envolvimento dos cenantes do Paraná na organização do encontro. Desde então, definiu-se a realização de dois cursos ao ano, com a participação média de 70 cursistas e  aumento gradativo de dirigentes paranaenses na realização do retiro.

A partir do 9º Cenáculo (2005), toda organização e as principais funções foram assumidas pelos cenantes do Paraná, sendo que também a coordenação do curso ficou a seu encargo a partir do 11º Cenáculo de Maria (2006).

Totalizou-se até o presente ano, 1063 cenantes (dentre estes 5 falecidos), provenientes das cidades de: Mamborê, Campina da Lagoa, Luiziana, Janiópolis, Ubiratã, Campo Mourão, Boa Esperança, Quinta do Sol, Maringá, Cianorte, Londrina, Tuneiras do Oeste, Pitanga, Guaira, Guarulhos-SP e Fênix.

O Movimento encontra-se organizado nas cidades de Mamborê, Ubiratã e Quinta do Sol, com reuniões freqüentes, devido ao considerável número de membros ativos, aceitação da comunidade e dos respectivos párocos.

Visando o constante amadurecimento da fé e o aprofundamento dos valores cristãos, o movimento propõe a seus participantes diversas atividades que buscam enriquecer a espiritualidade individual e a vivência em comunidade alicerçando-se pela FÉ:

                                      P iedade
                                      E studo
                                      L azer 
                                      A ção
                                           
                            Assim formamos uma:
                                     
                                      F amília
                                      E spiritual

 

 

  1. Piedade: Proporciona momentos de oração, fazendo com que o grupo reze junto. A oração é a essência do Movimento Cenáculo de Maria. Nossas ações: oração do terço semanal, vigília, oração na casa dos doentes, grupos de reflexão; articulação nas novenas de Páscoa e Natal em setores em que não havia, acompanhamento às famílias enlutadas etc.
  2. Estudo: Proporciona momentos de estudo da doutrina católica, para que o grupo adquira um maior conhecimento das verdades da nossa religião nas reuniões quinzenais e encontros para formação.
  3. Lazer: Proporciona momentos de lazer ao grupo, de forma que, cada vez mais, seu grupo de amigos do cenáculo seja também sua melhor companhia para festas, passeios, reuniões sociais, valorizando os integrantes do grupo e seus familiares.
  4. Ação: Proporciona  momentos em que o grupo atue na comunidade, saindo das salas de reunião para a prática de algum tipo de trabalho, pois “a fé sem obras é morta”. Nossas ações: Visitas ao hospital, asilo, abrigo para menores, pessoas doentes, carentes etc; campanhas assistenciais, atividades especiais para Páscoa, Natal, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães. Participação nas atividades da Comissão do “Anúncio Missionário” e da Pastoral Litúrgica com equipe de canto e liturgia. Em Mamborê, a primeira ação do Movimento se deu com a criação da equipe de acolhida nas celebrações, dinamizando-a e valorizando a presença de todos os fiéis.

 

RESUMO DA ESTRUTURA DO CURSO

- CRONOGRAMA
- RESUMO E OBJETIVO DAS PALESTRAS
- CALENDÁRIO 2006 E 2007
- MENSAGEM FINAL

 

 

Curiosidade - Mamborê 50 Anos

A Rua Itacil Martins era Rua Goioxim até 1980.