03/08/10 Ter 15h46  
RONCADOR  
O estudante de Ciências Biológicas da Faculdade Integrado, Mario Vieira de Souza Filho, de Roncador, vem estudando os primatas na região da Barriquinha, em seu município.

O universitário notou um aumento na população dos animais e isso se atribui à fragmentação das florestas da região; com a falta de alimento disponível de maneira natual, eles começam se alimentar de outras propriedades, como o milho, bananas, laranjas e seivas de pinus ssp.

Mario Vieira de Souza Filho está fazendo um levantamento, conversando com moradores da região. Alguns pararam de cultivar milho, banana e até laranja, devido ao ataque constante dos primatas.

O estudante iniciará um projeto que visa calcular o tamanho populacional destes primatas e identificar as espécies. “Se a população de macacos for maior que o ambiente pode aguentar, terá que ser feito um manejo destes primatas ou,  até mesmo, a técnica da vasectomia, para diminuir esta população”, complementa Mario Vieira. Com o auxílio deste projeto, pode providenciar que o IBMA faça o manejo de alguns indivíduos destas espécies.

 

 

Língua Portuguesa (Coloque o mouse sobre o letreiro, para facilitar a leitura)
"Por que" (separado e sem acento) é utilizado em perguntas, como: "Por que você não foi ontem?". "Porque" (junto e sem acento) é utilizado em respostas e frases afirmativas, como: "Trabalho aqui porque gosto de cálculos".

Curiosidade
- Mamborê 50 Anos
O município de Mamborê foi criado no dia 25 de julho de 1960, pela Lei nº 4.245. A publicação no Diário Oficial foi em 28 de julho.