22/02/11 Ter 9h57
DÍVIDAS  

O Sindicato Rural de Mamborê está divulgando, através de uma nota da FAEP - Federação da Agricultura do Estado do Paraná, o acordo feito para renegociar dívidas, junto ao Banco do Brasil.

Abaixo, a nota, na íntegra.

 

 

Renegociação de dívidas no Banco do Brasil

O presidente da FAEP, Ágide Meneguette, esteve reunido com o diretor de reestruturação de ativos do Banco do Brasil, Adilson do Nascimento Anísio, em 16 de fevereiro. Na oportunidade o Banco do Brasil informou sobre uma nova repactuação de dívidas das operações de crédito rural. Na avaliação da FAEP essa é uma oportunidade única de renegociação com condições acessíveis para praticamente todos os produtores com dívidas atrasadas.

A campanha é voltada para um público estimado em 200 mil produtores no Brasil e 12 mil produtores no Paraná. Além da exclusão dos encargos de inadimplemento, o Banco do Brasil está oferecendo, entre outras, as seguintes condições de renegociação de dívidas:

Público-alvo: produtores inadimples com dívida de crédito rural vencida até 30 de junho de 2010. A renegociação não se aplica aos produtores que estão adimplentes. Dívidas de cartão de crédito, cheque especial e outras linhas não entram nessa renegociação, mas o produtor tem acesso à outra linha de composição dessas dívidas com o banco.

Prazo de pagamento: 10 anos, desde que o produtor pague 40% da dívida até o quinto ano.

 

Encargos: O encargo será de IRP – Índice de Reajuste da Poupança mais 0,5% ao mês (juros de poupança).

Entrada: será de 10% do valor total da dívida, mas o percentual poderá ser flexibilizado em casos específicos e com o pagamento a ser efetuado na safra.

Término da campanha: os produtores devem formalizar o pedido de renegociação junto ao banco impreterivelmente até o dia 29 de abril deste ano.

Essas condições atendem uma antiga reivindicação da FAEP, de um programa de recuperação de produtores rurais através do refinanciamento das dívidas com taxas e prazos compatíveis com a capacidade de pagamento.

O produtor que aderir ao programa poderá futuramente operar novamente com o banco. Produtores que já deixaram a atividade também podem participar da renegociação. Produtores com ação ajuizada pelo Banco do Brasil também podem aderir ao programa e negociar as custas judiciais com o banco. Na maioria das operações atrasadas, o banco ainda não ajuizou ação, mas já avisou que após 29 de abril terá que ajuizar todos os casos de clientes que não renegociarem suas dívidas.