Portal de Notícias


 


 

29/12/11 Qui 9h24

Análise

De acordo com publicação recente neste portal, Marcio Genciano dos Santos, atualmente trabalhando no entreposto da Coamo de Vila Nova, distrito de Toledo, escreve artigos, analisando a situação de produtos agrícolas, como milho e soja, no mercado.

Abaixo, um texto enviado ao TR Notícias, com informações desta semana.

 
Estiagem mantém perspectivas de preços altos

Em recente visita às lavoras do oeste e do norte do Paraná, constatei que as perdas existem e não são pequenas; varia pouco de região para região, já que algumas receberam as chamadas chuvas de verão localizadas amenizando, assim, a situação.

As precipitações que vieram na semana do Natal não foram suficiente para tranquilizar os produtores que já contabilizam as perdas. Nessa mesma situação encontram-se as lavouras do estado do MS e também da Argentina, o terceiro maior produtor de soja do mundo e o segundo maior exportador de milho do mundo.

Nas próximas semanas deverão ser divulgados os relatórios oficiais da real situação das lavouras da América do Sul. Estes números deverão trazer novas

altas na bolsa de Chicago, já que deve aumentar a demanda pela soja norte americana.

Nesta terça-feira (27) a bolsa de Chicago voltou a trabalhar com as cotações em alta refletindo as quebras que a  seca deve trazer para as principais  regiões produtoras do Brasil e Argentina.

Os fundamentos de oferta e demanda aliada a atual situação macroeconômica na Europa vão trazer forte volatilidade para commodities agrícolas, podendo ter períodos de fortes altas e é nesses momentos que os produtores devem aproveitar para comercializar parte de sua produção.

Márcio Genciano dos Santos
Análises de commodities agrícolas
marciogenciano@bol.com.br