15/03/11 Ter 9h15
Câmara  

Aconteceu ontem (14) mais uma reunião ordinária da Câmara Municipal, com presença dos 9 vereadores e em torno de 40 pessoas. O assunto mais polêmico foi o projeto número 01/2011, onde o Executivo propõe a criação de 26 cargos, para serem contratados pelo regime estatutário. O vereador Jairo Arruda pediu vistas, atendendo a uma solicitação do Sismmam - Sindicato dos Servidores Municipais, que gostaria que o projeto levasse um pouco mais de tempo para ser votado, até que acontecessem as negociações por melhorias salariais entre o Sindicato e a Administração. Na hora de votar o pedido de vistas, 6 vereadores votaram contra e 2 vereadores votaram a favor.

Com a não aprovação do pedido de vista, o projeto foi para discussão e votação ontem mesmo. O vereador Odair Ratz Gerstner alegou que não alterará em nada a aprovação da criação dos 26 cargos, uma vez que são para funcionários que estavam trabalhando de maneira ilegal, pois estavam contratados por RPA - Recibo de Pagamento de Autônomo. O vereador Jairo falou da folha de pagamento que já está praticamente no limite permitido pela Lei; desta forma, dificulta qualquer aumento nos salários dos servidores.

O projeto foi aprovado, em primeira votação, por 6 votos a 2. Votaram a favor da criação dos 26 cargos: José Menjou, Sebastião Martinez, Valdir K. Carlin, Osvaldo de Oliveira, Odair Ratz Gerstner e Maurício da Rocha. Votaram contra: Jairo Arruda e Antonio Luciano dos Santos. O presidente da Câmara, Dirlei Martins Pereira só precisa votar em caso de empate. Na sessão de hoje da Câmara deverá acontecer a segunda votação.

Na reunião de ontem, também foi aprovado o projeto número 02/2011, que destina 40 centavos por habitante do município para a Santa Casa regional de Campo Mourão. O valor passa um pouco de R$ 5.580,00, por mês.

Requerimentos apresentados. Os vereadores Odair Ratz e Dirlei Martins Pereira requereram informações sobre o Plano Diretor que chegou a ser apresentado durante a gestão de Lair Maggione e nunca foi enviado à Câmara para aprovação. O vereador Maurício Rocha requereu a quantidade e a localização dos terrenos de propriedade da Prefeitura, dentro do Município.

O vereador Antonio Luciano dos Santos quer a lista de todas as viagens aéreas realizadas neste ano e pagas com dinheiro público. Ele requereu também os nomes dos que viajaram e os motivos da mesma. Outro requerimento, do mesmo vereador, pede uma cópia do contrato feito com a empresa que está pitando as faixas nas ruas de Mamborê.

O vereador Odair Ratz apresentou indicações para que seja reativado o canil, devido ao grande número de cães na cidade, e para o reparo no asfalto em uma das pistas que liga o Jardim d’América ao restante da cidade. Houve uma indicação dos vereadores Dirlei e Odair para que seja sinalizado o ponto de taxi que fica junto à sede da Acimam.

O vereador Valdir Carlin fez indicações solicitando melhorias na iluminação do Guarani e na estrada alternativa para Campo Mourão, próxima à praça de pedágio. O vereador Maurício fez indicação para a colocação de toldo no Centro de Saúde para as pessoas que aguardam na fila.

Dois policiais militares permaneceram durante toda a reunião, no recinto da Câmara de Vereadores, atendendo a uma solicitação feita à Polícia Militar através de ofício.


Vereadores reunidos


Munícipes acompanhando a reunião