05/04/11 Ter 15h03
Máquinas  

Máquinas agrícolas estão afundando, em algumas propriedades rurais do município de Mamborê. Já afundaram colheitadeiras e tratores. Em meados do ano passado a empresa Georadar Levantamentos Geofísicos passou em diversas propriedades rurais de Mamborê. A empresa faz pesquisa petrolífera, de mineração e de água subterrânea.

O levantamento acontece em linha reta e passou por diversos municípios do Paraná. De acordo com Ezidório Bossak, um dos proprietários de terras por onde a sondagem passou, a cada 10 metros de distância, um buraco é feito. A profundidade do buraco é de 4 metros. No fundo, são colocados explosivos. Após este trabalho ser feito em uma extensão de 5 quilômetros, os explosivos são detonados todos ao mesmo tempo. Com a explosão, fazendo uso de sensores, consegue-se observar a possível existência de petróleo ou gás natural a uma grande profundidade.

Após quase um ano, começou a surgir um problema. As explosões, que aconteceram a 4 metros de profundidade, abriram buracos de aproximadamente 3 metros de diâmetro, no interior da terra. Desta forma, ao passar máquinas pesadas, a fina camada não resiste e os tratores e colheitadeiras caem.

Ezidório Bossak informou que já houve contato com a empresa Georadar, com sede em Nova Lima, Minas Gerais, e um técnico deverá vir vistoriar o problema.


Colheitadeira de Ezidorio e Paulo Bossak