27/07/11 Qua 10h58
 Dicas de TV digital HD e 3D via satélite por parabólica  

 Há alguns anos, quando começou a transmissão digital via satélite no Brasil, fiz deste ofício de captar sinais via satélite por antenas parabólicas, um hobby prazeroso e gratificante.

Há mais ou menos dez anos no ramo, não só consegui amizades nos grupos de exploradores de satélites na internet em vários países, mas também experiência de vida que não posso deixar de compartilhar com você mamboreense, através destas dicas.

Às vezes, quando visito amigos, vejo que alguns têm na sala uma TV de última geração e uma imagem sofrível, no velho sistema analógico brasileiro via satélite (uns dos únicos no mundo, pasmem!), ou nas poucas opções, dos sinais locais via repetidora em VHF. No passado escrevi alguma coisa sobre o assunto na impressa regional, mas na época a nova tecnologia era inacessível para a maioria dos brasileiros, pois os preços praticados para aquisição dos equipamentos necessários para recepção dos sinais digitais, eram “salgados” para a realidade econômica do momento.  Os tempos mudaram e os preços caíram, a ponto de hoje valer o investimento.

Quero que fique claro que não estou falando de sinal analógico, muito menos de digital SD, mas sim de sinal HD (alta definição) e 3D (imagem em terceira dimensão).

Hoje sinal via satélite digital em HD/3D para nossa região de canais brasileiros livres (sem pagar assinatura) e vários canais digitais SD (não HD) têm nos seguintes satélites:

1. Canção Nova no satélite NSS-806 a 40.5 W.

2. Record no satélite NSS-7 a 22 W.

3. Band, Rede Vida, RedeTV e (Globo somente zona rural) no satélite Starone C2 a 70 W.

Sendo a RedeTV o único canal que transmite em 3D para a região. Vale lembrar que a maioria das antenas parabólicas de Mamborê estão apontadas para o satélite Starone C2 (atual sistema analógico).

Abaixo vai a dica de como ter imagem HD na sua casa gastando pouco. Se você já tem TV preparada para HDTV (plasma, LCD ou led) e uma antena parabólica de banda C com lnbf, então só falta você comprar um cabo HDMI e um receptor HD. Estes receptores você encontra facilmente na internet ou mesmo aqui em Mamborê com o Gilvan (Eletrônica Mamborê) ou Adilson (Antena Som).  O preço varia de R$ 300,00 a R$ 600,00. Se você está interessado em 3D lembre-se que a TV tem que ser no mesmo formato de recepção 3D. Caso o interesse for HD, qualquer TV que possua entrada HDMI satisfaz o objetivo. Se você mora na zona rural procure comprar o receptor tvdr Thompson ou tvdr elsys, aí você terá a Globo em alta definição. Assistir a uma partida de futebol ou a Fórmula 1 em HD é algo singular e prazeroso.

A dica está aí! Se você preencher os requisitos acima (antena parabólica banda C, TV preparada para HDTV ), então está apto para receber em sua casa por muito pouco investimento TV em alta definição.

Se tiver interesse em outro satélite, como na Canção Nova, ou Record em HD uma dica para apontamento da sua parabólica está no www.trnoticias.com.br/azimut

Agora, depende de você que ainda não tem um sistema HDTV querer continuar assistindo TV no analógico, ou acompanhar a evolução tecnológica e realmente ter uma TV que lhe dê prazer em assistir.

Aí, é só estourar a pipoca!

Bom entretenimento!

Meu intuito com este post é apenas "compilar" algumas informações sobre o tema e passar adiante àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer.

Carlos Gaio

Cidadão Mamboreense

Hobby: Recepção de sinais free via satélite