19/08/11 Sex 10h37
Esgoto  

Cumprindo uma exigência do Código Sanitário Estadual, a Prefeitura Municipal de Mamborê, em parceria com a Sanepar estão incentivando a ligação à rede coletora de esgoto.

Sobre este assunto, foi realizada uma reunião na noite de ontem (17), no Centro Cultural, com presença do prefeito municipal Ricardo Radomski, vice-prefeito Willian Jefferson Baccon, gerente regional da Sanepar Edson Silva de Lima e do gestor ambiental do escritório regional da Sanepar, de Campo Mourão, Donizeti Aparecido da Silva.

A área urbana de Mamborê possui 76,79% de rede de esgoto. Dos 9 municípios da Comcam, onde há rede coletora de esgoto, Mamborê é o município que tem o maior percentual. São 61.641 metros de rede de esgoto e 2.286 ligações prediais. Mesmo assim, há muitas residências e estabelecimentos comerciais localizados onde há rede, mas que não estão ligados à mesma.

Muitos moradores podem ser beneficiados com a tarifa social SANEPAR, a qual proporciona um desconto de 70% na fatura de água e esgoto. Para

saber mais sobre este benefício, o morador deve  procurar o Escritório da SANEPAR em Mamborê.

Fazendo parte da parceria, a Prefeitura Municipal oferece terra para aterramento de fossas. Para ter direito a este benefício, o interessado deverá providencia os documentos: CPF, RG e faturas de água (Sanepar) e energia elétrica (Copel) e procurar a Divisão do Meio Ambiente, na Prefeitura Municipal. “No local será preenchida uma declaração e, em seguida, encaminhado para verificação junto ao CRAS. Após esta tramitação de documentos o benefício será liberado”, explicou Ana Maria Fernandes, chefe da Divisão do Meio Ambiente.

A Sanepar também oferece instruções para que o encanamento seja feito de maneira correta. Nos casos onde não há desnível suficiente para que a ligação seja feita na rede, a solução é que a mesma passe pelo terreno do vizinho. Os funcionários da Sanepar explicam aos vizinhos que não serão prejudicados, se a ligação for feita de maneira correta. “Trata-se da política da boa vizinhança”, concluiu Edson Lima.


Edson Lima, gerente regional da Sanepar, e Ricardo Radomski, prefeito de Mamborê

Donizeti Aparecido da Silva, gestor ambiental
   

 

 


Expomam 2011 - Clique para ouvir