24/08/11 Qua 17h24
Fórum  

Começou ontem (23) e teve sequência hoje (24) o 1º Fórum Municipal Permanente de Debate e Enfrentamento contra a Violência e Exploração da Criança e Adolescente de Mamborê. O objetivo foi mobilizar a sociedade para discutir diferentes formas de combate às mais diversificadas formas de violência. Mais de 300 pessoas participaram, representando vários segmentos da sociedade. A abertura foi no Centro Cultural de Mamborê.

O evento contou com a presença do prefeito municipal Ricardo Radomski; vice-prefeito, Willian Jefferson Baccon; secretária municipal de Educação Dalila Negrisoli de Carvalho; delegado da Polícia Civil Dr. Antonio Cesar Pereira dos Santos; presidente do Copam, pastor Darly Thomé da Silva; diretores, professores, alunos e comunidade.

O prefeito Ricardo Radomski, em seu pronunciamento, falou da importância de se preocupar com este assunto, uma vez que a violência passou a fazer parte dos noticiários de maneira diária. “Quero que Mamborê cresça, mas cresça com oportunidades e segurança para todos”, concluiu o prefeito.

Houve apresentações culturais dos alunos da quinta série da Escola Nossa Senhora de Fátima, com a música “A grande família”; alunos do Projeto Arte e Vida, que atende alunos entre 6 a 14 anos, das redes estadual e municipal de ensino, e apresentação dos Anjos Seresteiros, que é um projeto do Colégio Estadual João XXIII, iniciado em 2003.

Houve a composição da mesa diretiva, pela secretária de Educação, delegado da Polícia Civil, pastor Darly, psicóloga Lucivani Soares Zanélla, assistente social Adriene Sueli de Brito e chefe do Departamento de Meio Ambiente Ana Maria Fernandes. Após cada um dos integrantes falar sobre as situações de violência observadas em suas áreas de atuação, foi aberto espaço para que os participantes fizessem perguntas.

A secretária de Educação, Dalila Negrisoli de Carvalho falou das diferentes situações de violência, como física, bullying, destruição do patrimônio público, evasão escolar, etc.

O pastor Darly disse que, acima de estarem reunidos para cumprir protocolo como um município que realiza um evento sobre combate à violência, está o fato de realizar um encontro para tratar de um assunto que está presente em nosso dia a dia.

O Dr. Antonio, delegado de Polícia, falou sobre o papel da Polícia Civil no enfrentamento contra a violência.

Segundo dia do Fórum

Na parte da manhã de hoje (24), os participantes estiveram no Colégio Estadual João XXIII. Houve debates nas salas de aula e a elaboração de propostas. Após o almoço, o encontro foi, novamente, no Centro Cultural Professora Emília Martins Cruz, onde aconteceu a plenária, com a apresentação das propostas dos 12 grupos.

No final da tarde foi formada a Comissão Permanente de Enfrentamento contra a Violência e Exploração da Criança e do Adolescente. A seguir, os membros, suplentes e entidades que representam na nova rede formada. Algumas das entidades citadas ainda não estão com representantes definidos.

Secretaria Municipal de Saúde - Lucivani Soares Zanélla (membro) e Luciana Marques Pinc da Silva (suplente)

Secretaria Municipal de Ação Social - Jordana Nogueira Soares (membro) e  Edilene Alves Costa (suplente)

Representante das igrejas - Vladimir Ciconello (membro) e Gilberto Elias (suplente)

Conselho Tutelar - Marilda F. Braido Prando (membro) e José Carlos da Silva (suplente)

Colégio Estadual João XXIII - Gilsamara Tiburcio Krauze (membro) e Marciná do Carmo Gonçalves Kaminski (suplente)

Escola Estadual Rui Barbosa - Lucilene O. Messias (membro) e Zelia Veiga de S. Rodrigues (suplente)

Colégio Estadual São Luiz Gonzaga - Edna H. Scharlau (membro) Eliane Garcia (suplente)

Escola Nossa Senhora de Fátima - Osmar da Silva Braido (membro) e Davi Martins (suplente)

APAE - Josane Franciele Guimarães de Oliveira (membro) e Lenil Marcondes (suplente)

Escola Municipal Barzotto - Marli Drancka Beltrame (membro) e Isolde Rudnik (suplente)

Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto - Lidia Cristina Hanisch (membro) e Casturina Paixão da Silva Lima (suplente)

 Escola Municipal Professora Elizabete - Leila Mara Marson Sardi (membro) e Maristela Cristina Lima (suplente)

Escola Municipal Santa Maria - Elenice Pedroso dos Santos (membro) e Nair Sagan (suplente)

Escola Municipal Monteiro Lobato - Silvonete de Souza dos Reis (membro) e Maria da Luz Brandão de Lima (suplente)

Escola Municipal Maria de Lourdes dos Santos - Adriana R. de Faria (membro) e Ednéia Aparecida de Castro Coelho (suplente)

CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil da Mônica - Ilda Andréia Scarabel de Oliveira (membro) e Lendinalva Silva Oliveira Santos (suplente)

CMEI Santa Rita de Cássia - Sidinéia Radonski Radecki (membro) e Rosilei Sobral Alves (suplente)

CMEI Jessé Murback - Claudirene de Oliveira (membro) e Eliza Andrade (suplente)

Departamento Municipal de Esporte e Cultura -

Meio Ambiente e patrimônio público -

Representante da comunidade (Rotary, Acimam, Aresmum, etc) -

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -

Ministério Público -

No final do evento, a secretária de Educação Dalila N. de Carvalho disse que outras entidades serão convidadas a ingressar nessa comissão.


Professora Silmara P. Cesa, diretora da Escola Rui Barbosa; professora Edna H. Scharlau, diretora do Colégio São Luiz Gonzaga; professor Arnaldo A. Barszcz, diretor do Colégio João XXIII; Ricardo Radomski, prefeito municipal; professora Dalila Negrisoli de Carvalho, secretária de Educação; Willian J. Baccon, vice-prefeito e Mauricio da Rocha, vereador representando o Legislativo Municipal

 


Público no Centro Cultural


Apresentações culturais


Mesa diretiva: Lucivani Soares Zanélla, psicóloga; pastor Darly Thomé da Silva, Copam; Dr. Antonio Cesar Pereira dos Santos, delegado; Dalila N. de Carvalho, secretária de Educação; Adriene Sueli de Brito, assistente social e Ana Maria Fernandes, Departamento de Meio Ambiente

 


Discussão nas salas do Colégio João XXIII

 

 


Plenária na tarde de quarta-feira (24)
   

 

 


Expomam 2011 - Clique para ouvir