05/09/11 Seg 15h25
Medicamentos


Secretário de Saúde pastor Everson Clei Tiburcio e Sara Caroline Beltrame

A Secretaria Municipal de Saúde realizou um arrastão para arrecadar medicamentos, que não estavam mais em uso, nas casas dos mamboreenses. A campanha já vinha acontecendo há algumas semanas, com caixas coletoras em diferentes pontos da cidade. Com a intensificação dos trabalhos no sábado (3), o resultado foi muito positivo. Houve uma parceria, para a realização do arrastão, com as seguintes equipes: APAE, Desbravadores, Interact, alunos do Colégio João XXIII, membros do Conselho Municipal de Saúde, funcionários da Secretaria de Saúde, Funcionários do Departamento de Esporte e demais voluntários da população em geral.

De acordo com a farmacêutica Sara Caroline Beltrame, a iniciativa alcançou seus objetivos pois, além de ajudar a população, conscientizou sobre os riscos de

 

manter medicamentos com a validade vencida em residências evitando, desta forma, a ingestão indevidados mesmos, por crianças ou idosos. "A campanha também representou uma oportunidade para o usuário se desfazer de embalagens, ampolas e demais formas farmacêuticas, sem criar transtornos nem prejudicar o meio ambiente", concluiu Sara.

A partir de agora os medicamentos passarão por uma avaliação farmacêutica, onde serão verificadas as especificações de lote e validade e as condições dos mesmos. Os medicamentos em condição de uso serão entregues à população através da farmácia municipal, com receita médica e apenas para o tempo de tratamento. Já os medicamentos com prazo de validade vencido ou sem condições de uso, serão devidamente descartados, de acordo com o que dispõe o regulamento técnico estabelecido pela Anvisa -  Agência Nacional de Vigilância Sanitária.