26/09/11 Seg 16h06
Palestra


Da Câmara de vereadores de Mamborê, participou o presidente Dirlei Martins Pereira

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo - SDC/MAPA no Ministério da Agricultura, Erikson Camargo Chandoha, a pedido do presidente da Acamdoze, Alexandre Donato, ministrou uma palestra na sexta-feira (23), aos vereadores da Acamdoze - Associação de Câmaras da Comcam.

O secretário falou dos Importantes programas que estão sendo trabalhados pelo Ministério da Agricultura, em especial sobre os programas: ABC - Agricultura de Baixa Emissão de Carbono e AP - Agricultura de Precisão.

Chandoha enfatizou da importância de criar estímulos para os jovens voltarem a trabalhar no campo, uma vez que, os jovens de hoje estão desmotivados e cada vez mais sai da área rural para estudar e trabalhar nas cidades. Neste caso, afirmou o secretário, que a Agricultura de Precisão vem ajudar e muito o homem do campo, porque se trata de um conjunto de tecnologias aplicadas para permitir um sistema de gerenciamento que considere a variabilidade espacial da produção, servindo como um estímulo maior para o jovem, principalmente depois de formado voltar a trabalhar na agricultura familiar.

Já o programa da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, vem para cuidar do nosso meio ambiente, garantindo o aperfeiçoamento contínuo e sustentado das práticas de manejo que reduzam a emissão dos gases de efeito estufa e adicionalmente, também aumentem a fixação atmosférica de CO2 na vegetação e no solo dos setores da agricultura brasileira.

Segundo o secretário, nesta primeira fase dos programas é muito importante a colaboração de todas as lideranças, no sentido de criar no Paraná um grupo gestor dos programas ABC e AP, que terá o intuito de realizar seminários e coordenar a implantação dos programas no nosso estado.

Fonte: Assessoria da Acamdoze