Portal de Notícias


 


 

10/03/12 Sáb 10h30
Mamboreense representará Comcam em etapa estadual do Consocial

Renato de Lima Correia, após participar da etapa regional do Consocial - Controle Social, representará a Comcam na etapa estadual, que acontecerá de 12 a 14 de março, em Curitiba.

"Vou defender a bandeira, da inclusão da matéria de gestão pública na grade curricular do Ensino Fundamental e Médio. Com isso tenho convicção que é através da educação que podemos transformar a nossa sociedade, capacitando e sensibilizando para que possamos combater a corrupção nos dias de hoje e assim promover a transparência pública", disse Renato, um dos delegados para representar a Comcam, no evento.

O objetivo do Consocial é proporcional à sociedade formas de melhor acompanhar as ações do poder público, conforme informações abaixo.
 


O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE A CONSOCIAL

 

1 – O que é e quem promove a Consocial?

A Consocial é resultado de um abaixo-assinado dos participantes do 1º Seminário Nacional sobre Controle Social, realizado em 2009, que solicitava a realização de uma Conferência que abordasse a questão “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. Instituída pelo Governo Federal e convocada através de Decreto Presidencial, é coordenada em âmbito nacional pela Controladoria Geral da União - CGU e ocorrerá em todos os estados do Brasil, quando representantes dos governos e da sociedade civil organizada se reúnem para tratar de questões referentes ao controle social.

As conferências ocorrem em todas as esferas de governo – municipal, regional, estadual e nacional em períodos determinados pela Comissão Organizadora Nacional – CON. As etapas estadual e nacional estão agendadas respectivamente para os dias de 12 a 14 de março de 2012, em Curitiba e entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

Objetivos

GERAL


Promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

ESPECÍFICOS

1.      debater e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre sociedade e governo;

2.      promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública;

3.      propor mecanismos de transparência e acesso a informações e dados públicos a ser implementados pelos órgãos e entidades públicas e fomentar o uso dessas informações e dados pela sociedade;

4.      debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação no acompanhamento e controle da gestão pública;

5.      discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento e controle da gestão pública, que utilizem, inclusive, ferramentas e tecnologias de informação;

6.      desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública; e

7.      debater e propor medidas de prevenção e combate à corrupção que envolvam o trabalho de governos, empresas e sociedade civil.

Finalidade

O caráter propositivo da conferência é que as diretrizes subsidiem a elaboração de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social para os órgãos da Administração Pública e orientadoras da atividade no seio da sociedade.

Participação

SEGMENTOS E PERCENTUAL DE PARTICIPAÇÃO TANTO DAS COMISSÕES ORGANIZADORAS COMO DAS DELEGAÇÕES NAS DIFERENTES ETAPAS

I - 60% (sessenta por cento) de representantes da sociedade civil;
II - 30% (trinta por cento) de representantes do poder público;
III - 10% (dez por cento) de representantes dos conselhos de políticas públicas.

Observação:
Os delegados titulares eleitos nas Conferências Regionais, em número estipulado por região pelo Regimento Interno Estadual, e que participarem da Conferência Estadual em Curitiba, terão suas despesas custeadas pelo Governo do Estado, com o apoio dos municípios e instituições, assim como a delegação dos estados brasileiros que irá à Brasília, será custeada pelo Governo Federal.
Da mesma forma, espera-se que os municípios se empenhem viabilizando a participação daqueles cidadãos que representarão a comunidade local nas Conferências Regionais.

www.consocial.pr.gov.br