Portal de Notícias

 


07/05/12 Seg 12h44

Prefeitos da Comcam discutem projetos coletivos de destinação de resíduos sólidos

Os prefeitos da Comcam - Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão estiveram reunidos na última sexta-feira (4), na sede da entidade. Entre os assuntos, estava a destinação de resíduos sólidos obedecendo todas as normas ambientais. A reunião discutiu meios legais, bem como eficiência de trabalhos e economia dos custos.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Comcam, Fábio D´Alécio, prefeito de Ubiratã, e contou com a participação do chefe do Escritório Regional do IAP - Instituto Ambiental do Paraná, Paulo Tanahaki.

Em meio as discussões, a chefe da Divisão de Meio Ambiente de Ubiratã, Cleide Carvalho, apresentou um projeto de formação de um consórcio intermunicipal mostrando resultados de trabalhos já realizados no Rio Grande do Sul. Já o prefeito de Araruna, Mino Bonato, apresentou uma proposta de destinação de lixo de maneira conjunta, através de empresas especializadas, conforme experiências já realizadas em Minas Gerais.

O chefe do Escritório Regional do IAP, Tanahaki, falou da importância da discussão e busca de soluções de maneira conjunta, visando a preservação do meio ambiente. Ele falou de parcerias com o Governo do Estado e Governo Federal, lembrando que a destinação correta é um dever de todos os municípios.

Já o presidente D´Alécio argumentou que amparada pelos municípios, a Comcam dará continuidade nos trabalhos, buscando uma forma eficaz, econômica e principalmente correspondente a todas as normas ambientais, resolvendo de forma conjunta a destinação de resíduos sólidos em toda a região. “A integração dos municípios é essencial para um projeto de qualidade. Ganham os municípios e o meio ambiente agradece”, disse D´Alécio.

Ricardo Radomski, prefeito de Mamborê, participou da reunião.