Portal de Notícias

 


09/05/12 Qua 9h51
Empossada nova diretoria da CIPA
Em uma cerimônia na prefeitura de Mamborê, com a presença do prefeito Ricardo Radomski, secretários, diretores da administração, tomou posse a nova diretoria da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, ligados à prefeitura de Mamborê. A solenidade foi na segunda-feira (7).

A CIPA é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, nos artigos 162 a 165, e pela NR-5 - Norma Regulamentadora 5, contida na portaria 3.214 de 08.06.78, baixada pelo Ministério do Trabalho.

A constituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializaram.

A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

No Brasil, esta participação, prevista na CLT, se restringe a CIPA, onde os trabalhadores formalmente ocupam metade de sua composição após eleições diretas e anuais.

O prefeito Ricardo Radomski falou da importância do trabalho da CIPA para o servidor e para a empresa, e disse que todos podem contar sempre com o apoio da administração nas atividades desenvolvidas pela CIPA, “Queremos ser parceiros de todos para juntos fazermos o melhor para nossa equipe de trabalho para que ambos possam desenvolver suas atividades com segurança e qualidade”, destacou Radomski.

A nova diretoria ficou assim formada:

Indicados pela administração:

Presidente, Vilson de Paula Lemes; secretária, Semi Regina da Silva; membros: Daniel Miranda  Filho, Lucio de Oliveira Romão, Edinaldo Fontana e Ingrid Zanella Gaiarin.

Eleitos pelos funcionários:

Presidente, Marcela de Oliveira França; membros: Janete Mateus de Oliveira, Eronice Alvino de Souza Barranco e Luana de Camargo Harmatiuk.

 


Prefeito Ricardo Radomski e integrantes da CIPA

 

 


A empresa DLR Treinamentos e Eventos  de Campo Mourão, que auxiliam  os trabalhos da CIPA junto à prefeitura, esteve representada através de seus diretores: Lazaro Ricardo Vallin e  Ricardo Barbosa da Silva. O presidente do Sismmam, Edilson Glovienka, também esteve presente.