Portal de Notícias

 


 

24/07/12 Ter 22h02
Eleições
Juiz eleitoral, partidos e coligações realizam reunião

Um reunião, com duração de aproximadamente 3 horas, na tarde de hoje (24), definiu vários pontos de como as coligações, partidos e candidatos se comportarão durante a campanha eleitoral. A reunião foi na sala do júri, no Fórum da Comarca de Mamborê (foto). Há vários detalhes que podem ser ajustados entre as partes interessadas, juntamente com a Justiça Eleitoral da Comarca, sem ferir o que determina a Lei Eleitoral.

A reunião foi conduzida pelo juiz da Comarca de Mamborê, que assumiu como titular, esta semana, Dr. Marcel Ferreira dos Santos. Também participaram: o promotor de Justiça, Dr. Noboru Fukace; a chefe do Cartório da 170ª Zona Eleitoral, Eneida Soares B. Fragunolli e os representantes das coligações e partidos de Mamborê e Boa Esperança.

Uma vez mais houve acordo entre todos os candidatos com relação aos muros. Eles não serão pintados com propaganda eleitoral. Outro acordo é o de não haver propaganda eleitoral nas ruas, fazendo uso de carro de som. Os veículos de som deverão ser utilizados

apenas para divulgação de reuniões e comícios.

Postes e árvores não podem receber propaganda eleitoral. Fogos de artifício e rojões poderão ser utilizados apenas em comícios e apenas durante poucos minutos.

Houve acordo na limitação de veículos que poderão ser cadastrados para campanha, bem como o número de cabos eleitorais.

Quanto aos cavaletes, serão colocados nos canteiros centrais, entre as avenidas. Onde não houver canteiro, serão colocados nas calçadas, de forma a não atrapalhar o fluxo de pedestres. Para que os cavaletes realmente sejam caracterizados como propaganda móvel, eles devem permanecer, no máximo, das 6h às 22h, ou seja, têm que ser retirados todas as noites.

Foi acordado também que os cabos eleitorais não poderão usar camisas e nem coletes com a divulgação de candidatos.

A multa para qualquer um dos pontos deste acordo será de R$ 5 mil.

Haverá outra reunião, em breve, para se tratar do plano de mídia, ou seja, do tempo destinado a cada coligação, nas duas emissoras de rádio de Mamborê.

Com relação ao acordo acima, há alguns pontos que divergem, em se tratando do município de Mamborê e Boa Esperança. O texto oficial, para cada um dos municípios, e assinado pelos representantes das coligações, deve ser obtido junto à Justiça Eleitoral.