23/06/13 Dom 21h20
Saúde
Agentes Comunitários participam de oficina de formação
A Oficina de Formação Continuada aos Agentes Comunitários de Saúde teve início no mês de abril. A realização é do Setor de Serviço Social em Conjunto com a equipe Saúde da Família, sendo esta uma ação do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O objetivo da formação é o aprimoramento, com temas relativos ao aperfeiçoamento no atendimento do Programa Saúde da Família e Impactos da Violência no cotexto da saúde, abordando temas diversos tais como:

- Humanização do atendimento no SUS - Sistema Único de Saúde;
- Saúde da Criança;
- Bases Conceitos e históricas da violência no setor saúde: Conceitos, Teorias e tipologias de violência; -  Saúde da mulher (gestantes, puérpera); - Política Nacional de Redução de Morbimortalidade por acidentes e violências; - Hipertensão e Diabetes; - Violência Família e Sociedade; - Orientações Farmacológicas; - Indicadores Epidemiológicos de morbimortaliade por acidentes e violência; - Vigilância Epidemiológica; - Orientações Assistente Social; - Orientações Setor de Odontologia; - Violência à criança e adolescente, intra familiar, de gênero, contra a pessoa idosa, pessoas institucionalizadas;
- Uso de Substâncias químicas e violência
- Violências a pessoas portadoras de deficiência; - Trabalhadores de saúde e educação, lidando com violência no cotidiano;
- Gestão em Saúde: monitoramente, informação, implantação de sistemas, notificação e elaboração de plano local de promoção e prevenção e atenção  a situação de violência e acidentes.

Visita

Fazendo parte do cronograma da Formação Continuada aos Agentes Comunitários de Saúde, eles tiveram uma visita técnica no CAPs – Centro de Atenção Psicosocial de Terra Boa, PR. A visita foi no dia 14 de junho e teve como objetivo conhecer na prática o serviço para atendimento à pacientes com transtorno mental, além de obter dados/referência para buscar a implantação no município de Mamborê.

Participaram da visita  19 agentes comunitários de saúde da zona urbana e das comunidades do Pensamento, Canjarana e Guarani, juntamente com a diretora de Saúde Claudinéia Ricci, a enfermeira Maria Augusto e a assistente social Adriene S. de Brito.

"A visita foi bastante profícua pois o curso aos agentes comunitários vem trabalhando, entre outros temas, a questão de saúde mental e o conhecimento, através de visita in loco, consegue contextualizar melhor o conteúdo já estudado", afirmou a diretora de Saúde.

Os CAPs são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.  Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  


Formação continuada


 




Equipe de Mamborê em Terra Boa


Visita ao CAPs de Terra Boa