20/08/13 Ter 13h27
Legislativo
Câmara aprova criação da Semana da Consciência Musical
Os nove vereadores se encontraram na noite de ontem para a reunião ordinária da Câmara Municipal. Várias pessoas acompanharam os trabalhos, pois os professores José Roberto de Oliveira e Isoldi Rudnik Ratti levaram os seus alunos da EJA – Educação para Jovens e Adultos, para conhecerem um pouco do trabalho do Poder Legislativo. Também estiveram presentes alguns educadores do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Lourdes dos Santos, que estão desenvolvendo o Projeto “Poluição Sonora: Como a música afeta você e a sua família”.

Um dos projetos e lei discutidos e aprovados foi o de número 65/2013, que cria a Semana Municipal de Consciência Musical. O assunto havia sido sugerido pela professora Eliane Rufino da Rocha, autora do projeto sobre poluição sonora. Todos os vereadores assinaram como autores do Projeto de Lei nº 65/2013.

Os vereadores aprovaram alguns projetos vindos do Executivo sobre suplementação de verbas e o projeto nº 63/2013, que amplia a área do perímetro urbano de Mamborê em 48.400 metros quadrados. Esta é a área do novo conjunto habitacional que será construído próximo ao Conjunto Santa Luzia.

O vereador Dirlei Martins Pereira apresentou requerimento para que o prefeito solicite à empresa responsável pelo loteamento que se localiza próximo à estrada para o cemitério, que asfalte a referida via. O mesmo vereador também quer saber quem são os integrantes das equipes organizadoras da Festa do Peão do Guarani e da Expomam, bem como o presidente de cada uma das festas.

A vereadora Sandra requereu que a prefeitura certifique-se de que os brinquedos que estarão no parque de exposições, durante a 30ª Expomam, sejam inspecionados. A mesma vereadora, juntamente com o presidente da
Câmara, Maurício Jotta Massano, apresentaram outro requerimento questionando o motivo do não envio de delegados à Conferência Estadual das Cidades, realizada de 13 a 15 de agosto, em Foz do Iguaçu.

Os vereadores, autores do requerimento, participaram da referida conferência e notaram a ausência dos delegados escolhidos na Conferência Municipal, realizada em 1º de junho.

O vereador Gumercindo dos Santos quer saber o número de famílias que recebeu agasalhos em 2012 e 2013. Ele também apresentou uma indicação para que o sistema de sonorização do Centro Cultural de Mamborê seja ajustado.

O vereador Juliano Sehaber Perez requereu o envio de ofício ao Ipáguas – Instituto das Águas do Paraná, solicitando um poço artesiano para a comunidade Vitor Mendes.
Alguns vereadores teceram comentários demonstrando preocupação com a grande quantidade de terceirizações que estão acontecendo na administração municipal de Mamborê.

No final da reunião, a professora Eliane Rufino da Rocha, autora do Projeto “Poluição Sonora: Como a música afeta você e a sua família”, fez uso da palavra e agradeceu a colaboração do Legislativo na apresentação do Projeto de Lei e aprovação da Semana da Consciência Musical, que será a terceira semana de agosto. “O projeto não quer impor o que ouvir ou não, mas, sim, criar uma consciência crítica nos pais quanto à qualidade das músicas”, disse a professora Eliane.

O presidente da Câmara, Mauricio J. Massano, comunicou que nesta terça-feira (20), a secretária municipal de Saúde, Paula Rotta, estará na Câmara Municipal, às 14h, respondendo a questionamentos dos vereadores.


Professora Eliana Rufino da Rocha

Público presente