29/08/13 Qui 20h15
Educação
Rede estadual de ensino pára nesta sexta-feira
Trata-se do “30 de agosto - Dia de Luto e de Luta da Educação do Paraná”. A grande mobilização estadual dos profissionais da educação, organizada pela APP-Sindicato, envolve professores, pedagogos e funcionários.

Mamborê também faz parte da mobilização, com a paralisação das aulas, no dia de amanhã (30), na Escola Rui Barbosa, no Colégio João XXIII e Colégio São Luiz Gonzaga. Um total de 14 professores e 4 funcionários estão em Curitiba, participando de um ato no Centro Cívico. Em Mamborê, os profissionais da Educação vão se reunir no Centro Cultural, para discutir o assunto.

A categoria está lembrando os 25 anos do ‘30 de agosto’ e intensifica a pressão pelo cumprimento da pauta de reivindicações. No ano de 1988 houve um confronto entre manifestantes e forças do governo estadual. Desde então, a data é lembrada com tristeza e ficou sendo um marco de luta por melhorias aos profissionais da educação.

Algumas reivindicações da categoria: cobrança dos pagamentos dos avanços atrasados, a luta por saúde de qualidade para o funcionalismo, o debate da Matriz Curricular e por concursos públicos.