06/12/13 Sex 14h04
Polêmica
Diretora de Saúde poderá ser presidente do Conselho

O Conselho Municipal de Saúde realizou uma reunião ordinária no final da tarde de ontem (5), no Centro de Saúde. A convocação foi da secretária do mesmo, Marli Drancka Beltrame, uma vez que a presidente Zélia Rodrigues e o vice-presidente, Osmar Gimenes, pediram desligamento do Conselho. Além da presidente e do vice, outros cinco conselheiros pediram desligamento nos últimos dias.

Marli conduziu a reunião, que teve alguns momentos de discussões acaloradas. A diretora municipal de Saúde, Claudineia Ricci, lançou-se candidata a presidente do Conselho. O Conselho é formado por 16 membros titulares e 16 suplentes. Na reunião havia cerca de 20 pessoas e, destas, 9 tinham direito a voto, perfazendo o mínimo exigido de 50% mais um.

Mesmo a maioria dos conselheiros concordando com a realização da eleição

ontem mesmo, houve questionamentos sobre o fato de várias entidades não estarem representadas, uma vez que 7 conselheiros pediram desligamento. A professora Marli Drancka deixou claro que gostaria que o presidente fosse da comunidade e não alguém da Secretaria de Saúde, como é o caso de Claudinéia Ricci, que é diretora. Ao mesmo tempo, Marli disse que havendo um número maior de conselheiros e se a maioria concordar com Claudinéia na presidência, ela também aprova. "O caminho não é sair do Conselho, pois o Município precisa do mesmo", concluiu Marli, que ficará como presidente até a próxima reunião, quando um novo presidente deverá ser eleito.

A secretária de Saúde, Paula Rotta, e a diretora, Claudineia Ricci, classificaram o desligamento dos conselheiros como sendo por questões político-partidárias.


Reunião do Conselho Municipal de Saúde