01/02/14 Sáb 15h05
Ucrânia-Brasil
Cerca de 200 jovens participam do Congresso neste final de semana em Mamborê
Mamborê está sediando o 41º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira, com presença de cerca de 200 jovens de 24 municípios dos estados do Paraná e Santa Catarina. A abertura oficial foi na manhã de hoje (1), no Centro Cultural Professor Emília Martins Cruz de Mamborê, com presença do prefeito municipal Nei Calori; vice-prefeito, Paulo Rotta; dom Meron Mazur, OSBM, bispo auxiliar de Curitiba; Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Ucraíno-Brasileira e outros.

"É uma honra para nós jovens ucranianos de Mamborê sediar este evento. É com imensa alegria que, enquanto presidente deste evento, declaro abertos os trabalhos do 41º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira", disse a presidente do Congresso, a mamboreense, Dalviane Cristina Carvalho Mailkut.

"Vocês são líderes nas suas comunidades, então levem muito a sério os assuntos que serão discutidos hoje, tanto para a vida de vocês, como para a comunidade", destacou Felipe Oresten, presidente da AJUB - Associação da Juventude Ucraíno-Brasileira.

"Estou aqui, queridos jovens, para dizer para vocês que a eparquia, os bispos os padres, a Igreja, as irmãs e todos nós estamos com vocês; nós depositamos toda a esperança em vocês. Aproveitem o potencial que Deus vos deu", foram algumas das palavras de dom Meron Mazur, OSBM. Ele também fez agradecimentos a todos que colaboraram para que o congresso acontecesse e dirigiu-se à Ir. Regiane Romanichen, nestes termos: "A eparquia está em dívida contigo; trabalhaste tanto na organização da Jornada Mundial da Juventude e agora também neste congresso".

O cerimonial, conduzido por Dionísio Gulhiak, apresentou um ofício de dom Volodemer Koubetch, OSBM, da eparquia São João Batista, justificando a sua ausência. Também foi apresentada uma mensagem aos congressistas, do consulado da Ucrânia, em Curitiba.

O prefeito Nei Calori, em seu pronunciamento, deu as boas vindas a todos, falou do potencial de Mamborê, apresentando um rápido histórico do município. O prefeito lembrou da trajetória de Vitório Solotiuk, filho de João Seratiuk, que hoje é homenagedo com o nome de uma rua e um conjunto habitacional, em Mamborê.

Ainda na parte da manhã houve uma palestra, ministrada por Alberto Horst de Guarapuava, com o tema "A importância do planejamento para o sucesso na vida".

Programação do 41º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira - 1º e 2 de fevereiro de 2014

 


(A partir da esquerda) Pároco da comunidade de Campo Mourão, Pe. Moacir; Claudinei Calori de Souza, prefeito de Mamborê; Vitório Sorotiuk, presidente da Representação Ucraíno-Brasileira; dom Meron Mazur; Dalviane Cristina Carvalho Mailkut, presidente do Congresso; Felipe Oresten, presidente da AJUB; Pe. Paulo Markiv, OSBM, superior provincial da Ordem Basiliana; Daiane Maiulkut, secretária do Congresso

 

Objetivo do Congresso

O 41º Congresso da Juventude Ucraíno-Brasileira tem o objetivo de articular e potencializar ações que estão sendo desenvolvidas pelos grupos de jovens em defesa da vida da juventude, para a formação de cidadãos comprometidos com valores da vida em todos os aspectos: pessoal, comunitário, social, espiritual e do planeta.

Dois filhos de João Seratiuk no evento

Vitório Sorotiuk, advogado e residente em Curitiba, juntamente com seu irmão, Nelson Serathiuk, atualmente residindo na Suíça, participaram da abertura do congresso, em Mamborê. Ambos são filhos do farmacêutico prático João Seratiuk, que viveu e trabalhou em Mamborê na década de 1950. Nelson nasceu em Mamborê, em 1953; Vitório, nasceu na região de Prudentópolis, em 1945, mas estudou nas escola pública e na escola dirigida pelas irmãs ucranianas, em Mamborê.

Vitório Sorotiuk, como presidente da Representação Ucraíno-Brasileira, esteve 28 vezes na Ucrânia, após a sua indepedência, com o fim da União Soviética, ocorrida em 1991.

Nelson faz parte de uma representação da Ucrânia na Suíça.


Mesa de autoridades e bandeiras do Brasil, Ucrânia, Mamborê e do Congresso

Momento de oração

Dalviane Cristina Carvalho Mailkut, presidente do Congresso

Felipe Oreste, presidente da AJUB

Dom Meron Mazur

Nei Calori

Gallat, de Curitiba, secretário da
representação Ucraíno-Brasileira

Alberto Horst, palestrante

Vitório Sorotiuk, presidente da
representação Ucraíno-Brasileira

Dionísio Gulhiak, cerimonial

Mamboreense Nelson Serathiuk entregando um livro ao Papa Francisco