27/02/14 Qui 16h01
Campo Mourão-Apucarana
Coletiva de imprensa sobre a Rota da Fé

A equipe de coordenação da Rota da Fé convocou a imprensa de Campo Mourão e região para uma coletiva, para falar da Rota da Fé de São José, que acontecerá nos dias 8 e 9 de março. O encontro com os profissionais da imprensa foi no Centro Catequético, em Campo Mourão, e contou com a presença do Pe. Jurandir Coronado Aguilar, vice-presidente da Fundação São José e pároco da Catedral São José, bem como dos coordenadores da Rota da Fé: Ruben Moyano (foto acima) e Samuel Kozelinski.

Esta edição da Rota da Fé será diferente, pois os participantes percorrerão por caminhos fora dos limites geográficos da área da diocese de Campo Mourão. O início será na Catedral São José de Campo Mourão, no sábado (8/3). Após passar por locais de grande importância do ponto de vista da fé cristã, os peregrinos chegarão ao Santuário São José, em Apucarana. Campo Mourão é a única diocese do Paraná com padroeiro São José; em Apucarana está o único Santuário de São José, do Brasil.

Inicialmente o Pe. Jurandir falou sobre a Festa do São José, para qual a comunidade se prepara com uma novena e, em cada dia, uma paróquia diferente é responsável pela celebração. Disse também que freis capuchinhos realizarão missões na área do decanato de Campo Mourão, que é formado por nove paróquias, todas dentro do perímetro urbano da cidade. As missões acontecerão de abril a agosto deste ano.

Ruben Moyano falou da essência da Rota da Fé, lembrando que o mais importante é o ser humano; que a Rota procura valorizar todos os lugares que tenham algum significado religioso para as pessoas. Disse que muitas vezes os próprios moradores de uma localidade não têm conhecimento da importância de algo que tem a oferecer e a Rota da Fé acaba despertando isso nas autoridades e população. Ruben também explicou que na Rota da Fé de São José, haverá o encontro de duas relíquias da cruz de Cristo: uma que está na paróquia Nossa Senhora das Candeias de Goioerê e, outra, que está em Apucarana.

“A dimensão do turismo religioso não é somente conhecer lugares, mas e também levar e trazer coisas novas”, disse Samuel Kozelinski, explicando o intercâmbio que acontece entre os envolvidos nesta modalidade de turismo.

Para a Rota da Fé de São José, as inscrições vão até o dia 6 de março e custam R$ 90,00, englobando transporte, alimentação e alojamento. Há 200 vagas apenas para esta edição da Rota da Fé. As inscrições podem ser feitas no Centro Catequético; Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês; paróquia Sagrada Família, no Cohapar e paróquia Nossa Senhora do Caravággio, no Lar Paraná.