01/04/14 Ter 12h06
Da Escola ao Rio
Lançado projeto de preservação de águas
Foi lançado oficialmente, ontem (31) o  projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, na sala Helena Kolody, no Colégio Estadual João XXIII de Mamborê. O projeto objetiva mobilizar professores e alunos para o desenvolvimento de ações de educação socioambiental nos rio e riachos locais. "Da Escola ao Rio" é um projeto de sustentabilidade da Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná, em parceria com a Universidade Livre de Meio Ambiente e Secretaria de Educação do Estado do Paraná, através do Colégio Estadual João XXIII. Apoiam o projeto a Prefeitura Municipal de Mamborê e a Unespar (antiga Fecilcam).

A cerimônia de lançamento contou com a presença do prefeito Claudinei Calori de Souza (PPS); do gerente regional da Sanepar, Edson Lima; diretora do Colégio João XXIII, Gilsamara Krauze Tiburcio; vereador Dorneles Adão Cavali e outras autoridades. A apresentação prática do projeto foi feita por Donizeti Aparecido da Silva, que é técnico da Sanepar. Numa primeira etapa, haverá uma caminhada, onde os alunos terão contato com a realidade e farão um diagnóstico da área a ser trabalhada. Durante o período os alunos também participarão de palestras e seminários sobre o assunto.

A coordenação do projeto é da diretora Gilsamara Krauze Tiburcio e a execução será das professoras, Silvana Urize Paiva, Silvia Raquel Martini Korczovei, Ethiene Serrano e Danyele Poltronele, com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do período da tarde. "Precisamos colocar em prática as ideias", disse Gilsamara, falando da importância do projeto e lembrando dos riachos limpos do passado, conforme relato de seus pais.

O prefeito colocou a estrutura da administração à disposição. "Este projeto acontecerá dia a dia para resgatar e manter a qualidade de vida", disse Edson Lima, gerente regional da Sanepar.


Autoridades


Alunos que participarão do projeto


Donizeti Aparecido da Silva

Professora Rosangela Sabakeviski, cerimonial