16/04/14 Qua 21h10
Saúde
Comitê de Combate à Dengue se reúne na prefeitura


A Secretaria de Saúde de Mamborê realizou na última sexta-feira (11), uma reunião com os membros e entidades do Comitê Municipal de Mobilização de Combate a Dengue. A reunião contou com a presença do Promotor de Justiça da Comarca Dr. Noboru Fukace.

Foram tratados assuntos de interesse de toda população, como índice epidemiológico, índice de infestação que atualmente é de 3,9% considerado alto, com alerta para epidemia. Foi discutido ainda o Plano de Contingência da Dengue que é de suma importância. Este é um documento elaborado para organizar o enfrentamento de uma situação anormal, que possa trazer sérios danos às pessoas, ao meio ambiente e aos bens patrimoniais.

Foram abordados ações a ser desenvolvidas no município para fortalecer o combate à dengue ao longo de 2014 e a composição de novos membros e suplentes para o Comitê da Dengue. O objetivo é que haja uma maior participação das entidades, pois o comitê foi constituído visando a mobilização e participação dos diversos seguimentos da comunidade nas ações de controle à dengue, tendo funções consultivas no âmbito de sua competência. Os representantes do Comitê desenvolvem e avaliam as ações de mobilização e prevenção no combate à dengue no Município, com base nos indicadores estabelecidos pelo PNCD - Programa Nacional de Controle da Dengue.

O secretário de Governo Clairton Kopper representou o prefeito Nei Calori e destacou que a administração está bastante atenda à questão da dengue. Disse que a prefeitura não tem medido esforços dando todo o suporte para que os setores competentes atuem firmemente no combate à dengue em Mamborê.

Também participaram da reunião a vereadora Sandra Agostinho, a secretária de Saúde Paula Rotta, a secretária de Educação Silmara Pallu Cesa e representantes de entidades locais.