07/05/14 Qua 14h31
Rodoviário
Veículos e máquinas para Mamborê
Há alguns dias máquinas e carros estão estacionados em frente à prefeitura municipal. Alguns são a fundo perdido e outros são aquisição do Município.

Os dois ônibus, a motoniveladora e a pá carregadeira são equipamentos que deverão ser pagos pelo município dentro dos próximos seis anos. Ainda chegarão dois caminhões, adquiridos pelo mesmo sistema, que é uma forma de empréstimo legal, pois está dentro da capacidade de endividamento do Município. No momento, a capacidade de endividamento é de aproximadamente R$ 2,8 milhões e o Município está utilizando R$ 1,9 milhões.

No ano de 2009 o então prefeito Henrique Sanches Salla também utilizou verba, dentro da capacidade de endividamento, para aquisição e dois caminhões, uma motoniveladora e um retroescavadeira, conforme matéria neste site. O pagamento foi realizado ao longo dos anos seguintes.

O veículo Fiat Doblo e 2 veículos Uno serão destinados à Secretaria de Saúde do Município. Um Fiat Uno será utilizado pela Administração (prefeitura). Estes foram adquiridos com recursos próprios do Município. O Fiat Strada foi adquirido com recursos Fundo a Fundo (Governo Federal) e será utilizado pela Vigilância Sanitária.

O Governo Federal, através do PAC 2, repassou retroescavadeira, motoniveladora e caminhão-caçamba para municípios com menos de 50 mil habitantes. Mamborê recebeu, no ano passado, a retroescavadeira e a motoniveladora, faltando ainda o caminhão. Estes equipamentos são a fundo perdido.

O município deverá receber em breve uma pá carregadeira através da SEDU - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e outra pá viabilizada pelo deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR).