02/12/14 Ter 11h20
Legislativo
Vereadores aprovam permuta de terrenos para parque industrial
Os nove vereadores de Mamborê realizaram a penúltima reunião ordinária do ano, na noite de ontem (1). A reunião terminou por volta das 23h, devido ao grande volume de projetos, requerimentos, indicações e moções. Entre os assuntos, o destaque foi para o projeto no qual a Prefeitura propõe a troca de alguns bens imóveis e uma máquina, para que Mamborê tenha um espaço para o parque industrial, às margens da BR 369.

A reunião contou com a presença de alguns agentes comunitários, para acompanhar a votação de um projeto ligado ao salário dos mesmos. Também estiveram no plenário alguns moradores da Vila Rural e a presidente do Sismmam, Marilda Aparecida de Silva.

Foi aprovado o PL - Projeto de Lei nº 119/2014, de autoria do Executivo, alterando os salários dos ACS – Agentes Comunitários de Saúde e ACE – Agentes de Combate às Endemias, elevando o mesmo de um salário mínimo para R$ 1.014,00, conforme alteração introduzida pela Lei Federal n° 12.994/2014.

Parque industrial

O PL n° 118/2014, de autoria do Executivo, autoriza o mesmo a permutar terrenos, para que Mamborê tenha uma área, às margens da BR 369, para ser destinada ao parque industrial. O terreno de 155.000 m² (pouco mais de 6,4 alqueires), pertence a Antônio Genciano dos Santos Filho e se localiza às margens da BR 369, ao lado da unidade de recebimento de produtos agrícolas da Coamo. A troca deste terreno seria feita pelos seguintes bens da Prefeitura de Mamborê: três terrenos dentro do perímetro urbano; pouco mais de 4,3 alqueires de um terreno próximo à Vila Rural e uma pá carregadeira, ano 1989. O projeto foi aprovado por unanimidade, em primeira votação.

Os 3 terrenos dentro do perímetro urbano de Mamborê se localizam: atrás do banco HSBC; na esquina da Av. Augusto Mendes dos Santos com a Rua Giácomo Ambrósio Ciconello (atual Associação de Artesanato Mãos Criativas); e próximo ao portão do estádio municipal.

Há algumas casas, na Vila Rural, que estão sobre o terreno a ser permutado. Alguns moradores estiveram no plenário da Câmara, na noite de ontem (1), acompanhando a votação. Os vereadores se propuseram a verificar, junto ao Executivo, uma solução para este impasse.

Ainda sobre o parque industrial, o vereador Dorneles Adão Cavali lamentou que, no passado, o Município vendeu dois terrenos às margens da BR 369, sendo um de aproximadamente 8 alqueires próximo ao trevo (saída para Campo Mourão) e, outro de aroximadamente 7 alqueires, na comunidade Ranchinho. Na época, foi adquirido o terreno de aproximadamente 4 alqueires, onde é o atual parque industrial.

 
Vereadores reunidos na noite de segunda-feira


Público presente

 

Eleição da Câmara

O período de dois anos do vereador Mauricio Jotta Massano frente à presidência da Câmara vecerá no final deste ano. A eleição para o biênio 2015-2016 será no dia 19 de dezembro em uma reunião denominada de Sessão Preparatória. Dos 9 vereadores, apenas Maurício não pode ser candidato, pois não há reeleição. Até o momento, se cogitou na possibilidade dos seguintes nomes para presidência: Dirlei Martins Pereira, Gumercindo dos Santos e Silvio Silveira.

Moções

O vereador Silvio Silveira propôs duas moções de congratulações: uma delas, à diretora de Emprego e Renda Thalita Mariane Senhorine, pelos resultados obtidos em 2014, frente à Agência do Trabalhador. Na justificativa, o vereador informou que a Agência colocou 449 pessoas no mercado de trabalho e conseguiu 19 cursos profissionalizantes do PRONATEC, onde participaram 380 alunos. Outra moção proposta foi para o diretor de Desenvolvimento Econômico Antônio Cezar Lopes de Medeiros. Ele justificou que, através do Programa Mamborê + Negócios, em parceria com o SEBRAE e Município, conseguiu realizar 4 cursos de gestão, 10 oficinas técnicas, 5 palestras, 40 consultorias que atendeu em torno de 100 empresas, onde mobilizou mais de 500 pessoas entre palestras e cursos.

 

Entrevista do presidente

Na manhã de hoje (2), o presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Jotta Massano, concedeu uma entrevista à Rádio T FM de Mamborê, onde fez um balanço de seus dois anos frente à presidência. Ele falou também da Acamdoze, onde ele compõe a equipe de eleição da entidade, citando que os vereadores João do Prado e Sandra Nascimento Agostinho fazem parte de uma das chapas concorrentes.