11/04/15 Sáb 15h25
IPTU
Mais de 4 mil carnês estão sendo entregues
Proprietários de imóveis do perímetro urbano de Mamborê e do patrimônio Guarani estão recebendo os carnês para pagamento do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano. Parte da entrega dos carnês está sendo feita pelos Correios. Os proprietários de terrenos vazios devem procurar no Setor de Tributação da Prefeitura Municipal. Os proprietários de terrenos com casas e que não receberem os carnês dentro dos próximos dias, também devem entrar em contato com o Setor de Tributação.

São 4.281 carnês emitidos pela Prefeitura, sendo 3.339 para Mamborê e 942 para o Guarani.

Formas de pagamento

Para o pagamento em cota única, o desconto é de 20% e deve ser feito até o dia 8 de maio. A partir do dia 9 de maio até o dia 5 de junho, o desconto é de apenas 10%.

No caso do parcelamento não há desconto e o contribuinte deve comparecer no Setor de Tributação, com o carnê em mãos. É possível parcelar em até 7 vezes, sendo de junho a dezembro de 2015.

Acréscimo

A Prefeitura Municipal usou, como base de cálculo, a Lei n° 049/2011, para reajustar o IPTU. A lei possui um sistema de cálculo, prevendo uma certa progressão anual que, convertida em Reais, fica em torno de 14%, o acréscimo, para este ano de 2015.

As taxas de coleta do lixo, iluminação pública e limpeza tiveram reajuste de 6,4%.

No caso de terrenos vazios, o IPTU tem um aumento anual de 0,5% na alíquota.

  Isenção

Os aposentados que são proprietários de apenas um terreno no município, têm isenção total do IPTU. "Mas é necessário que esse proprietário procure o Setor de Tributação para solicitar a isenção", informou Clodoaldo Cezar Mori, responsável pela Divisão de Receitas do Município. Este pedido deve ser feito até o dia 31 de outubro deste ano. O aposentado deve comparecer na prefeitura com o carnê, se ele recebeu em casa; a matrícula atualizada do imóvel; documentos pessoais e o cartão da aposentadoria. No caso dos aposentados que já solicitaram a isenção em anos anteriores, basta comparecer no Setor de Tributação com o carnê deste ano.

Clodoaldo lembra que não é necessário que os aposentados se apressem em ir à prefeitura solicitar a isenção, para não haver formação de filas, causando transtornos aos munícipes, mas é importante que não deixem passar a data limite, que é 31 de outubro. Se isto ocorrer, o contribuinte será inscrito na dívida ativa do Município e não poderá mais ser isento do pagamento do IPTU daquele ano.

 

Abaixo, o edital com mais informações.