22/04/15 Qua 21h10
Mamborê
Cinomose: Surto de doença viral altamente contagiosa em cães
Está se elevando os casos de uma doença viral nos cães denominada de Cinomose, em Mamborê. A informação é do médico veterinário Rafael Alberto Balestrin. Isto se dá pelo alto número de cães soltos. A doença é considerada de alto risco, podendo atingir 75% e 90% de morbidade e mortalidade, respectivamente. Em outras palavras, os animais que entrarem em contato com o vírus apresentam grande chances de desenvolverem a doença evoluindo para o óbito.

A transmissão ocorre por contato direto entre animais doentes, ou indireto por roupas, sapatos ou ambientes onde animais enfermos frequentaram. Este vírus acomete principalmente animais jovens e idosos, causando diversos sinais clínicos, como tosse seca, conjuntivite, secreção nasal, vômito, diarreia e, no estágio final, alterações

  neurológicas como dificuldade de se locomover, incoordenação motora, tremor, decúbito lateral e morte. Infelizmente não existem medicações específicas para o tratamento, apenas terapia suporte e aqueles que conseguem sobreviver podem ficar com sequelas para o resto da vida.

A principal maneira ainda é a prevenção que vem através da vacinação, seguida de reforços anuais, com vacinas de qualidade aplicada por médicos veterinários. Mantenha em dia a vacina dos animais e evite contato com animais de rua ou que não receberam vacinas.

Maiores informações podem ser obtidas com o médico veterinário Rafael Alberto Balestrin, Clínica Veterinária Balestrin, Av. Paulino Ferreira Messias, 194, telefone (44) 3568-1835, em Mamborê, PR.