11/06/15 Qui 20h57
Mamborê
Universitária ministra palestra no Projeto Social Arte e Vida
Angela Machado, estagiária do curso de Serviço Social da Faculdade Unicampo de Campo Mourão, ministrou uma palestra aos frequentadores do Projeto Social Arte e Vida, no dia 29 de maio. A palestra teve como tema "Criança e Adolescente refletindo sobre o bullying". A orientação foi da assistente social Ivonete Sinhori e teve como objetivo  promover a discussão com relação ao tema, suas consequências para a vida, sensibilizando crianças/adolescentes atendidos pelo Projeto Social Arte e Vida quanto à importância do assunto abordado.

Participaram do projeto: Roselaine de Fatima Fecchio, psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS de Mamborê e Elvis Amorim, professor do Colégio Sigma de Campo Mourão.

O Projeto Social Arte e Vida, com a direção de Adriana Márcia Alves dos Anjos e coordenação pedagógica de Rosangela Aparecida da Silva, com o intuito de promover a conscientização dos alunos, professores e demais funcionários agrega um conjunto de valores, ações e comportamentos que rejeitam as atitudes agressivas e previnem os conflitos por meio de orientações, diálogos que envolvem todo o corpo docente. A direção e coordenação agradecem a presença da aluna estagiária Angela Machado e equipe técnica da Secretaria de Assistência Social do Município de Mamborê.

 

Bullying

O conceito de bullying adotado para a realização deste trabalho é “uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas”. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa "valentão", "brigão". Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.