05/07/15 Dom 18h05
Reencontro
Amigas por correspondência se encontram na era da internet
Hoje é bastante comum as pessoas se conhecerem através de redes sociais e salas de bate papo na internet. Antes da chegada a rede mundial de computadores, os meios de comunicação disponíveis também auxiliavam as pessoas para que fizessem novas amizades. Neste domingo (5) aconteceu o "reencontro", entre duas amigas que trocavam cartas e acabaram perdendo o contato. Após 34 anos, elas conversaram via telefone, com uma "mãozinha" da internet.

Ana Aparecida dos Santos trabalhava na casa paroquial de Mamborê no final da década de 1970 e início dos anos 80. Ela gostava de fazer amigos também por correspondência e anotou o endereço de uma pessoa que ouviu na Rádio Difusora de Londrina. Tratava-se de Elenice Maria do Nascimento, que residia no município de Rancharia, estado de São Paulo, e tinha em torno de 15 anos de idade. Elenice entrou em contato com o TR Notícias, na sexta-feira (3), pois gostaria de saber notícias da antiga amiga por correspondência.

Caminho do reencontro

Após publicação no site, alguém de Rondônia viu e informou a irmã da Ana, que reside em Riacho Fundo, Distrito Federal. Esta entrou em contato com o TR Notícias e passou o contato da Ana, que reside em Curitiba.

A internauta de Porto Velho, RO, é a Ir. Luzia Cândido, filha do mamboreense Antonio Cândido. Ela é prima de Ana Aparecida dos Santos. A irmã de Ana, Lourdes, que mora no Distrito Federal, residiu em Mamborê até os seus 17 anos de idade (início da década de 1980). Foi nessa época que Ana e Lourdes deixaram Mamborê.

 

Carimbo do correio com data
de 9 de setembro de 1981 -
data a última carta enviada por Ana


Remetente. A casa paroquial de Mamborê ainda mantém a mesma caixa postal 13. O telefone também é o mesmo, com alteração apenas no prefixo, de 52 para 3568

Correspondências

Ana informou ao TR Notícias na tarde de hoje que, na época, chegou a ter duzentos amigos por correspondência. A sua família residia na região da Água da Jacutinga, município de Mamborê e ela trabalhava na casa paroquial.

Elenice ainda lembra que o contato foi através do programa da Rádio Difusora apresentado por Toninho Mazei. Atualmente, Elenice mora em Maracaí, SP, e possui um viveiro de plantas.