10/08/15 Seg 8h05
Câmara Municipal
Professora Terezinha recebe comenda
A noite de sexta-feira (7) foi de homenagens à pioneira Tereza Santos Vieira, 80 anos de idade e 72 anos de Mamborê. A Câmara Municipal de Mamborê fez a entrega de uma Comenda de Mérito e Gratidão à professora que chegou na Vila Mamburê, em 1942, com 7 anos de idade. A origem da homenagem foi o Projeto de Resolução nº 002/2015, de autoria do vereador Silvio Silveira, e aprovado por unanimidade na sessão do dia 15 de junho de 2015. A sessão solene do Legislativo Mamboreense, na sexta-feira (7), foi conduzida pelo presidente da Câmara Dirlei Martins Pereira e contou com a presença de oito vereadores. O vereador João do Prado esteve ausente devido a problemas de saúde na família. Estiveram presentes também os filhos: Jaime e Jaqueline, que residem em Mamborê; Helder, de Cascavel; e Hermes, de Curitiba. Os filhos Eloy e Joel, que residem na Região Norte do país, não compareceram. Também prestigiaram o evento, demais familiares e amigos da Professora Terezinha.

"Muito nos orgulha ter a oportunidade de homenagear a dedicação dessa senhora aos mamboreenses, numa profissão muito honrada, que é a de professora", disse o vereador Silvio Silveira, autor da proposta da Comenda de Mérito e Gratidão à pioneira.

Algumas informações apresentadas pelo vereador Silvio Silveira

Tereza Santos Vieira nasceu em Pitanga em 8 de janeiro de 1935 e chegou em Mamborê no dia 14 de novembro de 1942. Seu pai, Augusto Mendes dos Santos, foi comerciante, dono da Casa São João e foi vereador quando Campo Mourão se tornou município, em 1947. Na época, a Vila Mamburê pertencia a Campo Mourão. Em 1953, casou-se com Nivaldo Vieira (Vadico) e tiveram 6 filhos: Jaime, Joel, Helder, Hermes, Eloy e Jaqueline. Em 6 de junho de 1955, foi nomeada professora estadual do Paraná, cargo que era importantíssimo, dadas as dificuldades existentes. Ministrou aulas durante 27 anos, no Colégio João XXIII, Escola Rui Barbosa e Educandário Sagrado Coração de Jesus. Esta honraria que hoje recebe é em reconhecimento ao seu trabalho. Importa que seu exemplo de vida seja registrado na história de Mamborê.

"Quero parabenizar a senhora e os seus filhos, que, com toda certeza, têm muito orgulho da mãe que têm", disse o vereador Dorneles Adão Cavali.

"Como não agradecer por este anjo que Deus colocou na minha vida", disse, emocionada, a vereadora Sandra Nascimento Agostinho, referindo-se à homenageada, que foi sua primeira catequista. Também fizeram uso da palavra os vereadores Gumercindo dos Santos e Jairo Arruda.

Helder Santos Vieira falou em nome dos filhos, enfatizando a mensagem de que nunca se deve perder a esperança.

"Tenho orgulho de dizer hoje 'minha primeira professora'", disse o advogado mamboreense Wilson Marcos Ciconello, mostrando uma prova, aplicada pela Professora Terezinha, no dia 22 de junho de 1959, à sua turma do primário.

O prefeito Claudinei Calori de Souza (PPS) parabenizou a homenageada, pelo trabalho prestado à sociedade mamboreense, bem como o autor da homenagem, vereador Silvio Silveira.

Discurso da homenageada

A Prof. Terezinha falou das dificuldades de quando chegou em Mamborê, com sua família. Lembrou da escassez de alimentos, pois era época da II Guerra Mundial e isso havia afetado também o Brasil. "As carroças levavam semanas pra chegar até a Vila Mamburê", informou a homenageada. Disse que concluiu o 4º Ano primário no Insituto Santa Cruz de Campo Mourão, com 15 anos de idade. Ela foi nomeada pela Portaria nº 2.620 do Governo do Estado para reger a Escola Isolada de Mamburê. "Considero meus ex-alunos como membros da minha família", prosseguiu a professora aposentada. "Agradeço a Deus pelo dom da vida; pelos meus 80 anos", concluiu.

 
Presidente da Câmara Dirlei M. Pereira e vereador Silvio Silveira entregando a comenda à Prof. Teresinha


Familiares e amigos no plenário da Câmara Municipal de Mamborê

 
 
Vereador Silvio Silveira

Helder Santos Vieira
 
Dr. Wilson Marcos Ciconello
 
 
Vereadores de Mamborê com a Prof. Teresinha

Professora Teresinha com filhos