30/09/15 Qua 10h49
Cascavel
Coordenador da Defesa Civil participa de seminário técnico


O Corpo de Bombeiros de Cascavel realizou o 1º Seminário Técnico Científico de prevenção e proteção a desastres, no dia 29 de setembro, no Teatro Municipal de Cascavel. O encontro teve como lema “Construindo Cidades Seguras e Sustentáveis” e reuniu especialistas nacionais e internacionais. O Coordenador da COMPDEC – Defesa Civil de Mamborê, Vilson Lemes, participou do evento, que foi voltado à troca de informações e experiências sobre a construção de cidades seguras e sustentáveis.

Participaram cerca de 800 pessoas, entre agentes da Defesa Civil, militares, bombeiros de todo o Estado, policiais, guardas municipais, profissionais ligados à área de emergência, além de engenheiros e arquitetos e demais cidadãos interessados no assunto. Pela manhã foram realizadas quatro palestras sobre os temas: atendimento em incêndio no Porto de Santos, técnicas de combate a incêndio com espuma, salvamento terrestre e resgate veicular, e busca e resgate em estruturas colapsadas. Essa última teve como palestrante o diretor do Corpo de Bombeiros do Chile, Patrício Andres Fuentes Von Jentschik. Outros palestrantes foram: Coronel PM Cássio Roberto Armani, coordenador operacional do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo; Major PM Carlos Roberto Rodrigues, chefe da Divisão de Ensino da Escola Superior de

  Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo; e Tenente Coronel George Cajaty Barbosa Braga, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

No período da tarde, 22 profissionais proferiram palestras de 20 minutos cada, para apresentação de artigos científicos.

“Participar deste evento foi de grande aproveitamento por oportunizar o conhecimento de novas técnicas e de materiais de combate a incêndio, novos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, com maior proteção para o operador no combate, como também novas e modernas ferramentas para facilitar o resgate de pessoas e até animais em estruturas colapsadas”, disse Vilson Lemes. O mamboreense informou também que foi muito abordado o assunto referente às mudanças climáticas, que nos últimos anos tem dado uma dinâmica nos eventos naturais, provocando maiores danos em edificações, principalmente aquelas com estrutura frágeis, sendo necessário rever o modo como se constrói para se ofereçam mais segurança.