Notícias Mamborê
   
09/11/15 Seg 11h50
Jubileu
ENSF comemora 50 anos com grandioso espetáculo
Um espetáculo magnífico marcou a comemoração do jubileu de ouro da Escola Nossa Senhora de Fátima - ENSF de Mamborê. O evento, na noite de sábado (7), no Ginásio de Esportes Alceu Roque Devitte, teve a participação de alunos da escola, do Espaço Sou Arte de Campo Mourão, Grupo de Dança Folclórica Ucraniana Stchastia de Campo Mourão e da Banda Marcial da Escola Coração de Maria de União da Vitória. Os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II da ENSF se apresentaram. Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito de Mamborê Claudinei Calori de Souza; primeira dama, Vania Maria R. de Souza; vice-prefeito, Paulo Rotta e esposa; alguns vereadores; secretária municipal de Educação Silmara P. Cesa; a diretora da ENSF, Ir. Regiane Romanichen; superiora provincial da Província São Miguel Arcanjo no Brasil, com sede em Curitiba, Ir. Margarida Hlatchuk; diretora da Escola Coração de Maria de União da Vitória, Ir. Terezinha Stoski; diretora do Colégio Nossa Senhora da Glória de Apucarana, Ir. Dionizia Diadio; diretora da Escola Sagrada Família de Cascavel, Ir. Luquia Banach; diretora da Escola Assunção de Nossa Senhora de Guarapuava, Ir. Sirlene Costa; Escola Pio X de Juranda, Ir. Juliane Martinuk; Escola Nossa Senhora das Graças de Roncador, Ir. Virginia Ivankio; conselheira provincial, Ir. Maria Zelia Snak e várias irmãs religiosas da Congregação Servas de Maria Imaculada.

"Uma história que remonta o início da história de Mamborê, contribuindo com a mesma", disse o prefeito Nei Calori em seu pronunciamento, agradecendo a presença da escola e da congregação no município.

"Obrigado às irmãs da Congregação Servas de Maria Imaculada! Mulheres corajosas e comprometidas com o trabalho da educação", disse a secretária de Educação Silmara P. Cesa, citando as palavras da fundadora da congregação,  Ir. Josafata Hordaschevska, quanto à missão de "servir onde houver maior necessidade". "Há 50 anos Mamborê recebeu um precioso presente", concluiu a secretária.

"Agradecemos às irmãs que doaram e doam suas vidas ao trabalho", disse a superiora provincial Ir. Margarida Hlatchuk, agradecendo também às autoridades, pais, professores e todos que participaram da história ao longo destes 50 anos.

"Uma história é como um livro. Cada dia é uma página perpassada de sucessos, vitórias, desafios, expectativas e de emoções. Cada palavra, cada folha, cada capítulo do livro tem o seu significado: ignorá-lo, é interromper a sequência dos fatos", disse a Ir. Regiane Romanichen no início do seu pronunciamento. "Estamos aqui para reavivar nossa memória afetiva e louvar a Deus pelas pessoas que foram protagonistas desta história cinquentenária. Nada nem ninguém apagará dos corações o que foi semeado no decorrer destes 50 anos", prosseguiu a diretora, lembrando também das duas irmãs que chegaram em Mamborê ainda em 1964: Ir. Demétria Fiel e Ir. Metodia Boguch. "Alicerçados nas palavras da Madre Josafata 'servir aonde há maior necessidade', queremos continuar fazendo desta obra educacional, uma obra de amor. Colocamo-nos sob o olhar de Maria, primeira educadora cristã, e confiamos a Jesus todos quantos fazem caminho conosco. Em nome das irmãs que por aqui passaram e em nome das que hoje fazem parte desta comunidade escolar, muito obrigada", concluiu a Ir. Regiane Romanichen.

Duas ex-diretoras da ENSF, presentes no evento, foram homenageadas: Ir. Mena Senchechen, que trabalhou em Mamborê no período 1987-1992, e a Ir. Rosana Galdeda, entre 1993 e 1995. O prefeito Nei Calori entregou uma placa na qual o Município de Mamborê parabeniza a escola e equipe, pela comemoração.

A solenidade contou também com a execução do Hino Nacional, Hino da Ucrânia e Hino de Mamborê, pela banda marcial presente. Em seguida, teve início o grandioso espetáculo, preparado pelos alunos, professores, com orientação da equipe Cia. Sou Arte de Campo Mourão. Após o evento no ginásio de esportes, houve um jantar de confraternização, no CTG Galpão da Amizade.

 


Autoridades presentes


Ir. Regiane Romanichen e superiora provincial Ir. Margarida Hlatchuk


Ex-diretoras da ENSF: Ir. Mena Senchechen e Ir. Rosana Galdeda

 

Álbum com 138 do espetáculo e jantar


Vídeo com alguns momentos do espetáculo
 
 
 
 
 

Bênção antes do jantar, no CTG
 

Banda marcial de União da Vitória
 

Equipe ENSF
 
 
 

Notícias Mamborê