30/03/16 Quarta-feira
Mamborê
Conselho de Saúde realiza reunião ordinária mensal
Os integrantes do Conselho Municipal de Saúde se reuniram ordinariamente na tarde de ontem (29), em uma das salas do Centro de Saúde de Mamborê. As reuniões ordinárias acontecem sempre na última terça-feira de cada mês. Em pauta, vários assuntos de interesse da comunidade. A reunião foi conduzida pela presidente Sara Beltrame Perez e contou com a presença da secretária municipal de Saúde Paula Denise Rotta.

Houve a discussão (avaliação), votação e aprovação do Relatório Anual de Gestão - RAG, referente a 2015, bem como a aprovação do Programa Anual de Saúde - PAS, para 2016. O PAS contém a previsão de mamografias, consultas, palestras, etc. que devem acontecer ao longo do ano.

Foi lido um processo administrativo, oriundo do Ministério Público, solicitando que o Conselho de Saúde fiscalize as medidas que o Município está tomando para enfrentar a situação de epidemia de dengue.

O Município de Mamborê foi contemplado com R$ 115 mil para realização de cirurgias eletivas (não urgentes). Esta informação foi repassada aos presentes.

Há uma reivindicação dos motoristas da Saúde quanto ao valor repassado a eles para as refeições, quando em trânsito. Como essa questão não compete ao Conselho, então foi repassada à Secretaria de Saúde, para analisar a questão.

Foi lida a parte das denúncias que chegaram ao Poder Legislativo recentemente; leitura apenas da parte que tem ligação com a Secretaria de Saúde. Foi estabelecido um prazo, que é 31 de maio de 2016, para a contratação de profissionais por concurso ou teste seletivo, eliminando os Recibos de Pagamentos a Autônomos - RPAs, que são ilegais. Por este motivo, as contas referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano foram aprovadas com ressalvas.

Foi informado que os equipamentos da área de Saúde, da emenda parlamentar do deputado federal Osmar Serraglio, estão em pocesso de licitação. Por este motivo não foram adquiridos ainda.

O pastor Everson Clei Tiburcio pediu afastamento do Conselho de Saúde por motivos particulares. Em seu lugar, na Comissão de Prestação de Contas, assumiu Ines  Kuczak Bossak Radeski. Ele também ocupava a função de 1° secretário, a qual passou para Susane Guinzane Barth.

 


Conselho reunido